Com um temário que considera a construção da igualdade de gênero, o Território Sertão do Apodi realizou no dia 23 de setembro na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, mais uma Conferência territorial de políticas para as mulheres.

O evento teve a participação de uma representação de mulheres da maioria dos 17 municípios. Apodi é um dos 05 municípios do Rio Grande do Norte que tem conselhos de políticas para as mulheres, com vida orgânica e participação social.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Diretos da Mulher – CMDM, a senhorita Flávia Lima: “Conseguimos uma participação extraordinária nesta Conferência, 12 mulheres delegadas pelo CMDM. Destas, 04 participarão da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres”, disse.

A estratégia de pensar e elaborar políticas territoriais, fortalece as lutas coletivas e incidem no cotidiano das mulheres, especialmente no que concerne a organização produtiva e Agroecológica, que é um dos grande potenciais do nosso território, bem como, facilita o acesso as políticas de desenvolvimento.

Na esfera municipal, as mulheres estão reivindicando a implementação de um organismo de políticas públicas para as mulheres que possa fazer a gestão das políticas públicas para as mulheres.

Por fim, foi gratificante poder discutir de forma articulada e reafirmar mais direitos, participação e poder para as mulheres e acima de tudo, certificar a Conferência territorial juntamente com a Secretaria de Estado de políticas públicas para as mulheres, a nossa conterrânea Teresa Freire que prestigiou o evento.

Por Jânio Duarte - Blog ApoDiário