Hoje(02/05) comemora-se em Apodi. o feriado em homenagem a morte de Francisco Ferreira Pinto, Primeiro Prefeito Constitucional de Apodi. Francisco Ferreira Pinto(foto), mais conhecido por Chico Pinto, foi eleito no ano de 1929, Primeiro Prefeito Constitucional de Apodi.
O Coronel Francisco Pinto foi um líder de grande prestígio político na cidade de Apodi, sendo que chegou a ser eleito Prefeito e Deputado Estadual. Chico Pinto foi assassinado em seu próprio lar, no Casarão localizado na Rua Nossa Senhora da Conceição(onde atualmente mora a professora Mariinha Dantas Pinto), no dia 02 de maio de 1934, por Roldão Maia, a mando dos truculentos Luiz Ferreira Leite e Tilon Gurgel do Amaral.

Se não tivesse sido assassinado poderia ter sido o primeiro apodiense a ocupar o cargo de Governador do RN. Mas, infelizmente por inveja de alguns, isso não se concretizou.  Chico Pinto, era um político muito influente em Apodi e região, como também em boa parte do Estado do RN, homem muito respeitado.

Em sua homenagem foi criada uma praça em frente frente a Prefeitura Municipal de Apodi(também conhecida como Palácio Francisco Pinto). Na Praça, também tem uma pequena estátua em homenagem ao ilustre chefe político que Apodi já teve. Todo todo ano, no dia 02 de maio, Apodi relembra a morte do Cel. Chico Pinto.