19 de Abril - Dia do Índio 

Naquele mundo cheio de pedras, serras semi-aridas, garranchos, vales e rios ou sazonais, habitados por gente de grande resistência, alegre, feliz, amiga e hospitaleira. Tivemos um acontecimentos que se projetou em toda Europa: festa ao ritual da passagem, realizada pelos índios Tarairius, em junho de 1647, ali reunidos pelos seus caciques chefiados pelo maioral JANDUÍ. (...) Os indigenas reuniram-se numa aresta estreita e comprida, que mede, aproximadamente 10 quilometros por 1.500 metros, onde estavam preparados as suas festas, no final de junho, sob todo o rito.(...) localiza-se o açude Marechal Dutra - ex Gargalheiras, município do Acari, desmembrando de Caico, da antiga região do Serido por onde viviam os índios chamados Tapuias chefiados por Janduí e outros caciques valentes, poderosos, corredores e destemidos.

O Cacique Janduí, homem forte, valente poderoso, destemido o VERDADEIRO REI do Nordeste Brasileiro. Nossos caciques valentes que andavam ao lado povo: Canindé, Caracará, Jenipapuassú e cacique Itaú dos Paiacus do Apodi.

Orgulho de ser Tarairiu, orgulho de ser Nordestino, orgulho de ser Tapuias Paiacus !

Cada peça encontrada é como se fala-se, estivemos aqui, fizemos historia. Contra fato não argumentos. Nosso povo não morreu!!!









Fotos e texto: Lúcia Maria Tavares - Remasnecente da Nação Tapuia de Apodi e Presidente do Centro Histórico-Cultural Tapuais Paiacus da Lagoa do Apodi