O apodiense José Henrique dos Santos Freitas tem 21 anos, é filho de José Alves de Freitas e Francisca dos Santos Freitas (Mazinha) e tem apenas uma irmã: Fernanda Raquel dos Santos Freitas. Estudou nas escolas Professor Antônio Dantas, Colégio Nossa Senhora da Conceição, Colégio Pequeno Príncipe e Integração Colégio e Curso.

Na adolescência, durante o período de cinco anos participou das atividades do 39º grupo de Escoteiros tendo como chefe João Evangelista e Wellington, na tropa Ravina. Após o término do Ensino Médio fez inscrição para ser soldado do Exército Brasileiro em 2010.
Após alistamento fez testes físicos e psicológicos e participou da 1ª investidura tornando-se um recruta durante um ano. Engajou-se nas atividades do exército e passou a ser soldado. No dia 04 de novembro de 2012 foi escolhido como um dos melhores do batalhão para participar da Missão de Paz no Haiti e retornou desta missão no dia 24 de maio de 2013.

MISSÃO DE PAZ
A Missão de Paz no Haiti teve como objetivo manter o ambiente seguro e estável durante o período de seis meses. Os soldados designados para a missão fizeram patrulhamento nas ruas, escolta da engenharia para limpeza das ruas, abasteceram as famílias com água potável, visitaram colégios onde promoveram brincadeiras, distribuíram brinquedos e cesta básica às crianças carentes.

A participação do Brasil em missões de paz trouxe prestígio à política externa do País, aumentando a projeção nacional no cenário mundial. Em várias situações, a coordenação e o comando das operações foram brasileiras, como ocorreu nas missões no Timor Leste (1999 a 2006) e no Haiti (2004).

Em 2004, o Brasil assumiu a liderança da força militar internacional no Haiti no âmbito da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) à frente de contingentes de vários países, no contexto de vacância do poder no país, decorrente da partida do presidente Jean-Bertrand Aristide.

A Prefeitura de Apodi fará homenagem ao jovem soldado apodiense com honras militares hoje (04) à tarde, em cerimônia que terá a presença do prefeito Flaviano Monteiro e do vice-prefeito, José Maria, pela sua participação na Missão de Paz no Haiti, durante seis meses.

A cerimônia será realizada às 17h, em frente ao Palácio Francisco Pinto, sede da prefeitura, quando Henrique receberá das mãos do prefeito, uma comenda em reconhecimento ao seu trabalho. Também haverá uma benção pelo pastor e vice-prefeito José Maria e hasteamento da bandeira com execução do hino nacional.

O soldado Henrique será conduzido de sua residência até a sede da prefeitura em carro aberto da polícia militar, escoltado pelo Capitão Brilhante, que o conduzirá em desfile pelas principais da cidade. Ele também já foi homenageado pela Câmara dos Vereadores, com Moção de Aplausos e Congratulações, aprovada no dia 22 de maio.

Fonte: Prefeitura de Apodi.