logogrujosp
O GRUJOSP: Grupo de Jovens São Pedro, do Sítio Córrego, foi fundado no dia 02 de fevereiro de 1984, com 12 componentes.
Idalci em conversa com 04 moças de Fortaleza, que lhe disseram que faziam parte de Grupo de Jovens e que um grupo era muito importante numa comunidade. Idalci e Elisomar chegando na capela que vinham da casa de Francisco Vieira de Sousa (Zominho), em procissão de Santo Antonio que foi doado a Capela de São Pedro pela família Galdino convidaram algumas pessoas que  fizessem  parte de um grupo de jovens.

A primeira reunião se realizou na Capela no dia 06 de fevereiro de 1984, com 12 participantes. Na segunda reunião foi escolhida uma diretoria provisória sendo presidente: Antonia Ferreira de Paiva, Secretária Elisomar Maria de Sousa.

Dia 13 de novembro de 1984  foi escolhida uma nova diretoria onde todos eram candidatos sendo eleito para presidente: Antonio Francisco Torres; Secretária: Antonia Ferreira de Paiva, Tesoureira: Aparecida Torres. Sugerido pelo padre os cargos efetivos escolheram seus vices: sendo Vice-presidente: Alderí Ferreira da Silva, Vice-Secretária: Elisomar Maria de Sousa e vice-tesoureira: Maria das   Graças Torres. Este permaneceu na presidência de 1984 a 1989.

Para a construção do Centro Comunitário o Sr. Alderí Ferreira de Paiva doou um terreno para a construção da sede e Dão doou 30 mil cruzeiros, além da ajuda do padre que doou 2 milhões de cruzeiros e também de outras pessoas da comunidade. No primeiro aniversário o grupo já inaugurava o Centro Comunitário Nia Domo (Nossa Casa em Holandês). Começou a trabalhar seguindo algumas  normas que foram criadas em reuniões. A diretoria fazia a divisão dos componentes em equipes como: liturgia,  visita, limpeza, e nas reuniões as equipes justificavam suas tarefas.

Ao longo desses anos o grupo apresentou  quadrilhas em Apodi,  participou de gincanas, fez pedágio para arrecadar dinheiro para comprar camisetas dos componentes, organizou no Córrego um Encontro com os seguintes grupos participantes: Raios de Sol de Soledade, GRUJAP de Apodi, JAC – Jovens Amantes de Cristo de Melancias,  um Grupo de Santa Rosa e um de Felipe Guerra / RN.  Já fez trabalho educativo ao lado do SESP, para uso de filtro nas residências, assistência  dentária, além de conscientizar a comunidade quanto ao lixo caseiro. Também realizou palestra com um médico sobre verminose.  O grupo ajudou nas novenas da Campanha da  Fraternidade, fez uma pescaria em prol de um componente que encontrava doente,. Em 1995 o grupo realizou um planejamento de alguns meses no Santuário do Lima – Patu. Nesse ano o grupo fez um café da manhã para os idosos.  Também já  ajudou a algumas pessoas necessitadas da comunidade inclusive uma que ia fazer cirurgia. fez o natal dos idosos e o grupo de adolescentes fez o das crianças.

A partir de 1998  o grupo tem dois representantes na Secretaria da Capela para tomar decisões referentes à mesma. Já recebeu a visita de um representante do M.J.R.C (Movimento da Juventude Rural Cristã). Estes explicaram o objetivo do Movimento e o grupo resolveu participar  escolhendo Chaves e Raimundo Hélio como representantes do grupo. Organizou  uma via-sacra saindo da residência de Manoel de Manuca com a participação de todos os grupos da comunidade. O grupo realizou  um encontro com o grupo Unipac (de Boa Vista) no dia 23 / 03 / 1999. Contribui com a compra da roupa de Nossa Senhora Aparecida imagem comprada pelo GRUJUNSA.

Foi apresentada por Do Carmo uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) aqui no Centro. Neste ano de 2.000 conseguimos encanar água no Centro Comunitário. A festa de São Pedro deu prejuízo porque foi mal organizada. É importante ressaltar que o que o grupo fez até agora foi fruto da boa vontade  de seus componentes e da comunidade em geral.

Em Setembro de 2000  o grupo organizou juntamente com a comunidade a I Feira de Arte e Cultura de Córrego - FACUC, que tem como objetivo mostrar os valores artísticos do povo da comunidade.

Atualmente quem está a frente da direção do GRUJOSP é a jovem Ronimeire Torres.