Dissertação: Mapas conceituais como metodologia alternativa para uma aprendizagem significativa no olhar docente 
Autor(a): Maria Alcilene Gomes de Menezes 
Curso: Ensino 
Instituição: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN 
Publicação: 2018 
Fonte do artigo: UERN 


Resumo: 
As Metodologias Alternativas - MAs são estratégias pedagógicas utilizadas para tentar tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e significativo para os discentes, pois tais metodologias são ferramentas potenciais para a aprendizagem significativa. A utilização de mapas conceituais, enfoco neste trabalho, é um exemplo de MAs que atende as condições para que ocorra a aprendizagem significativa segundo David Ausubel. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi compreender a visão dos docentes da área de Ciências da Natureza e Matemática em relação à utilização de Metodologias alternativas, em especial o uso de Mapas Conceituais, e se esta utilização possuía alguma correlação com as experiências de aprendizagem significativa dos discentes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagens quantitativas, com o uso de escalas de Likert e de diferencial semântico, e qualitativa, a partir da pesquisa ativa, na forma de pesquisa-ação, que se caracterizou como uma ação interdisciplinar por envolver o diálogo entre professores de disciplinas específicas diferentes, em que a avaliação formativa tornou-se mais evidente durante a realização da atividade. O campo de pesquisa foi composto por duas escolas da rede estadual de ensino de Apodi/RN: uma escola localizada na Zona Rural e uma na Zona Urbana. Os dados quantitativos foram tratados segundo a estatística clássica, usando como medidas de centralidade, a média aritmética e desvio padrão. Quanto aos dados qualitativos, constituíram-se a partir da análise de mapas conceituais produzidos pelos docentes participantes da pesquisa com base nos critérios propostos por Ruiz-Moreno et al. (2007) e de entrevista no formato grupo focal (focus group). As elaborações de mapas conceituais obtiveram as formas de construção variáveis e apresentaram linhas de entrecruzamento em 100% dos mapas analisados, palavras de enlace em 57% e preposição com significado em 57%, em relação as inter-relações entre conceitos, sendo avaliadas pelos docentes como um instrumento aplicável, acessível, fácil de ser utilizado e que facilita a aprendizagem significativa por ser atrativa e relevante. Ressaltamos, ainda, que os mapas analisados possuíam poucos recursos visuais com estrutura predominante à sequencial e em alguns mapas foram identificadas a presença de proposições incompletas. Após aplicação da pesquisa e análise dos dados, observamos que os docentes acreditam que o uso de MAs podem beneficiar a aprendizagem dos alunos e que, para os docentes participantes da pesquisa, a metodologia alternativa é um auxílio nos processos cognitivos, ajudando também na construção do conhecimento em sala de aula. Inferimos ainda que a utilização de metodologia diferente do convencional surge como uma alternativa, segundo os docentes pesquisados, para a motivação do alunado e, posteriormente, para a construção de conhecimento e aprendizagem significativa. Por fim, destacamos que os mapas conceituais podem ser considerados como material potencialmente significativo e constituindo-se como uma ferramenta de avaliação efetiva. Acreditamos na relevância deste trabalho por estarmos certos das contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da área em estudo, bem como, da capacidade de suprir as lacunas dos trabalhos já realizados que tratam sobre o tema “Metodologias Alternativas” como ferramenta que auxilia o professor no processo ensino-aprendizagem, sendo poucos que abordam as MAs na perspectivas dos docentes na produção de uma aprendizagem significativa.