Matéria copiada integralmente do site do IFRN
No dia 19 de julho, alunos surdos da cidade de Apodi (RN) assistiram o 1º aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), campus Apodi.


Os alunos haviam buscado o Campus, a fim de saber sobre a possibilidade de assistir as aulas, pois almejam aprovação no exame. Assim, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) foi acionado junto a Equipe Técnica Pedagógica (ETEP), a Diretoria Acadêmica (DIAC) e a equipe de professores que estão promovendo as aulas, para viabilizar a inclusão dos referidos alunos.

Neste sentido, o tradutor e intérprete de LIBRAS Jaylton Édney fez a tradução da aula de Biologia e Matemática que aconteceram no auditório da instituição. As próximas aulas ocorrerão nos dias: 01/08 e 14/08 e contemplará as disciplinas de Física, Química, Língua Portuguesa e Matemática. Outras aulas já estão programadas, até a semana que antecede o exame, e todas serão interpretadas para a Língua Brasileira de Sinais.

Assim, acreditamos estar contribuindo para a autonomia e independência desses alunos, reconhecendo as suas potencialidades e aprendendo a conviver com as diferenças.

Para mais informações: napne.ap@ifrn.edu.br
Telefone: 4005 - 6440