Representantes do instituto do patrimônio histórico e artístico nacional – IPHAN estiveram recentemente em Apodi, com a finalidade de fazer uma vistoria em demanda do Ministério Publico Federal, para averiguar impactos em uma área originalmente indígena da cidade, denominada de “Córrego das Missões”, localizada próximo a Lagoa do Apodi.

Iago Medeiros, representante do IPHAN, frisou que a vistoria visa analisar se área de trata de fato de um sitio arqueológico indígena, para assim dá encaminhamentos às questões demandadas pelo Ministério Publico.

Lucia Tavares representante indígena e presidente do centro cultural tapuias paiacus, que acompanhou a visita, afirmou que a presença do órgão a cidade é vital, e que resgatará a historia perdida do povo indígena. “Não estamos querendo tomar terra de ninguém, apenas que nosso direito seja reconhecido”, disse ela.

O representante do IPHAN disse ainda que o trabalho será de vistoria, para averiguar se algum tipo de degradação afeta a área, para assim realizar um relatório, e encaminhar aos órgãos competentes.