Seguindo a brincadeira do pesquisador Jota Maria, dos filhos, netos, bisnetos, tataranetos de Portalegre, município do qual nasceu o nosso amado APODI. Resolvemos fazer o mesmo com Apodi. Veja a seguir, os filhos e netos que nasceram do nosso amado município.

FILHOS:
Mapa de Caraúbas 

Bandeira do Município de Caraúbas

Brasão do Município de Caraúbas

1. Caraúbas – Com uma área territorial de 1.163 km², foi o primeiro município a ser desmembrado do de Apodi, criado pela Lei Provincial nº 601, de 5 de março de 1868, instalado em 23 de janeiro de 1869, que teve como primeiro administrador o padre Luiz Marinho de Freitas. Faz fronteira com os municípios de Olho-d'Água do Borges, Governador Dix-Sept Rosado, Apodi, Janduís e Felipe Guerra.

Mapa de Itaú

Bandeira do Município de Itaú

2. Itaú – Com uma área de 156 km², O Antigo Distrito de “Angico” foi o segundo município a ser desmembrado do Município de Apodi, através da lei nº 1.026, de 11 de dezembro de 1953, recebendo a denominação de Itaú. A palavra Itaú, de origem indígena, significa pedra preta. Teve como primeiro prefeito o Senhor Luiz Manoel de Oliveira Filho(Seu Barra) e como primeiro prefeito constitucional, o apodiense Francisco Holanda Cavalcante. Faz limites com os municípios de Apodi, Severiano Melo, Riacho da Cruz, Taboleiro Grande e Rodolfo Fernandes.

Mapa de Felipe Guerra

Bandeira do Município de Felipe Guerra

3. Felipe Guerra – Com uma área de aproximadamente 300 km ², a Antiga Pedra das Abelhas, e posteriormente Brejo do Apodi, foi o terceiro e último município a ser desmembrado do Município de Apodi através da lei nº. 2.926 de 18 de setembro de 1963, recebeu a denominação de “Felipe Guerra”, em homenagem ao Desembargador Felipe Néri de Brito Guerra, uma figura ilustre, casado com uma filha da terra. Faz limite com os municípios de Governador Dix-Sept Rosado, Apodi e Caraúbas. Teve como primeiro prefeito o Coronel PM José Antônio da Silva.

NETOS:


Mapa de Janduís

Bandeira do Município de Janduís

Janduís – Desmembrado do município de Caraúbas, através da lei nº 2.746, de 7 de maio de 1962 e instalado em 12 de junho de 1962. Em 23 de agosto de 1962, Janduís teve o seu primeiro prefeito eleito o senhor Miguel Veras Saldanha. Faz fronteiras com os municípios de Campo Grande ao norte e leste, Messias Targino ao sul, Caraúbas ao norte e Patu ao oeste

Mapa de Severiano Melo

Bandeira do Município de Severiano Melo

Severiano Melo - Com uma área territorial de 149 km², A vila de Bom Lugar(antiga denominação), desmembrado foi do de Itaú em 03/12/1963 , criado pela lei nº 2.991/63, sancionada pelo então governador Aluízio Alves (31/1/1961 – 15/3/1966), desmembrado do de Itaú, com nova denominação de Severiano Melo, numa justa homenagem do povo severianense ao primeiro desbravador desta terra, o senhor Severiano Régis de Melo. Em 1/2/1965, Severiano Melo teve como primeiro prefeito constitucional o itauense Rui Bessa. Faz limites com os municípios de Apodi, Itaú e Rodolfo Fernandes e com o Estado do Ceará

Fonte de pesquisa: Wikipédia - A enciclopédia livre.