Pesquisar neste blog

domingo, 29 de dezembro de 2013

Toinha de Guilherme - escrivã

A escrivã ANTÔNIA MATILDES FREITAS mas conhecida como Toinha de Guilherme, filha de Guilherme Joaquim Moreira e Matilde Maria de Freitas, solteira e funcionária pública. Nasceu em 22 de abril de 1934 neste município. Destacou-se como professora de Datilografia. Era muito exigente com seus alunos e extremamente perfeccionista. Toinha também trabalhou no apostolado de Jesus, Legionária de Maria, e foi grande defensora do patrimônio religioso. 

Exerceu a profissão de auxiliar de escrivão do 1º Cartório da Comarca de Apodi. Seus últimos dias de vida foram exclusivamente dedicados à religião católica. Mulher tranquila no desempenho correto de seu papel, participou dos movimentos culturais e religiosos de nossa cidade. 

Foi uma das personalidades simples, integra e solidária, que por várias vezes em companhia das Legionárias de Maria, visitou pessoas enfermas da nossa comunidade, sempre proferindo palavras de fé e esperança. É justo que seu nome figure na galeria das grandes personalidade femininas de Apodi. 

Fonte: Paisagens Femininas de Apodi - Maio de 2006 - Vilmaci Viana 

2 comentários:

lucimar aires disse...

esta mulher minha tia foi muito guerreira,uma otima pessoa,deixou saudade.
Fique com deus minha tia

guilherme de freitas disse...

Ola queidos sou sobrinho de Toinha de Guilherme, para família, Bilau.
gostaria de saber mais sobre minha família. minha mãe RAIMUNDA MATILDES DE FREITAS DANTAS foi casada com FRANCISCO DANTAS MULATINHO que foi irmão de MARGARIDA DANTAS MULATINHO. Sendo meus avós paternos INES GENTIL DANTAS E JOÃO FERREIRA MULATINHO, mais conhecido como BÃO MULATINHO. e meus avós maternos GUILHERME JOAQUIM MOREIRA e MATILDE MARIA DE FREITAS. todos cidadãos apodienses. Gostaria se possível, algo que me pudesse fazer contato com pessoas desta família. desde já agradeço.