O 39º Grupo de Escoteiro Desembargador Newton Pinto fundado dia 8 de dezembro de 1994, sua primeira promessa foi na igreja matiz com os membros adultos, logo depois veio a primeira patrulha - Touro - composta por 8 escoteiros, foi realizado o primeiro acampamento com a primeira patrulha.

Missão

Tirar os jovens das ruas e das drogas, de uma forma atrativa com método escoteiro, desenvolvendo atividades diversificadas para que jovens criem seu próprio desenvolvimento pessoal, tornando se cidadãos de bem e respeitando a natureza. Nosso lema e SEMPRE ALERTA.

Descrição

O crescimento é tão grande que hoje o grupo e composto por uma grande diretoria, que se comprometem a planejar e realizar grande aventuras para os jovens escoteiros. O grupo e composto hoje por 4 tropas - Alcateia (Lobinhos), Tropa Escoteira Mista, Tropa Sênior/Guia e um Clã Pioneiro, e não podia falta os membros adultos.

Ramos

Alcateia denominada ramo Lobinho e para crianças com idade entre 7 a 10 anos. O Programa de Jovens aplicado ao Ramo Lobinho concentra sua ênfase no processo de socialização da criança. O Lobismo é inspirado na obra “O Livro da Jângal”, de Rudyard Kipling., resumido em Mowgli, o Menino-Lobo. Lema: Melhor Possível.

Tropa Escoteira (11 a 14 anos): Os jovens de 11 a 14 anos participam de um ramo que se aproveita do período de busca de novos territórios e aventuras com os amigos, utilizando um sistema de equipes e o encontro com a natureza. A base desse ramo é a Aventura. Lema: Sempre Alerta 

Sênior Guia (15 a 17 anos): O Ramo Sênior concentra sua ênfase no processo de autoconhecimento, aceitação e aprimoramento das características pessoais, auxiliando o jovem na formação de sua identidade e a superar os principais desafios com que se depara nessa etapa da vida. Lema: Sempre Alerta 

Ramo Pioneiros (18 a 21 anos): O Ramo Pioneiro concentra sua ênfase no processo de integração do jovem à sociedade, privilegiando sobre tudo o serviço à comunidade como expressão da cidadania, e auxiliando o jovem a pôr em prática os valores da Promessa e da Lei Escoteiras no mundo mais amplo em que passa a viver. Lema: Servir.

Adultos (maiores de 21 anos): São escotistas todos aqueles que, possuindo capacitação pré-estabelecida para o fim que se propõem, foram nomeados para cargo ou função cujos beneficiários diretos são os membros juvenis (dependentes dos contribuintes), tais como chefes de seção, seus assistentes, e instrutores e auxiliares. Lema: Sempre Alerta..