O artesão apodiense Marcos Leite está transformando a Praça Francisco Pinto em um tema ecológico. Artes em forma de toras feitas de cimento muito em breve estarão se transformando em vasos para se plantar roseiras. Muito interessante à ideia.



Veja esse poste de ferro que sustentam luminárias, a ferrugem está correndo a estrutura. O artesão está reforçando a estrutura construindo uma base de cimentos em torno do poste. Que maravilha. Unindo o útil ao agradável. Útil por que provavelmente, em pouco tempo, esse poste poderia cair e precisaria ser substituído. Mais dinheiro público que precisaria ser gasto para o reparo, economizar é ótimo. E o agradável nessa história seria a arte, lógico. Já imaginaram depois que a arte for envernizada. Que beleza irá ficar.



Marcos Leite me confidenciou que pretende planejar para praça uma fonte. “Planejo fazer uma fonte para o centro dessa Praça, agora que funcione”, disse-me. “Para isso, seria preciso um cata-vento para fazer a água jorrar da fonte sem gasto de energia, vou amadurecer essa ideia junto ao prefeito Flaviano”, me explicou. “Pretendo estender a ideia a outras praças da cidade, agora só que com a participação de outros artesãos da cidade para que cada um expresse seu trabalho”, falou-me.


Banco em forma de toras de madeira

Do Blog do Toinho