Pesquisar neste blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Zoológico de animais pintados em pedras do Sítio Santa Rosa

Figuras de animais pintadas em pedras formam um zoológico na comunidade rural de Santa Rosa, município de Apodi, criado pelo agricultor Aldeci do bar do gato

ANTONIO FRANCISCO GOMES, professor municipal na zona rural de Apodi é o responsável pela escultura e pintura das pedras que deram formas a animais da região e compõe o “zoológico de pedra ou “selva de pedra” que deu um tom diferente ao cenário da região, mudando totalmente o quadro peculiar da localidade, o Sítio santa Rosa, as proximidades das margens direita da RN 233, trecho Apodi-Caraúbas, próximo ao Bar do Gato.

No lugar antes predominava somente pedras e mato seco e hoje abriga um cenário singular e criativo. Ele conta que tudo começou nas cotidianas “resenhas” que tinham todas as tardes no “BAR DO GATO”, onde jogavam sinuca e se tomava uma cachacinha. Daí, de tanto observar as pedras do outro lado, viu um dia que, as mesmas mostravam alguma coisa e percebeu que algumas tinham o formato de animais, e como pinta desde criança, ANTONIO FLORENCIO que tem outras profissões, professor, serigrafista, serviços  eletrônicos e músico – sentiu que as mesmas podiam receber uma melhor semelhança com um trabalho de escultura e ter mais vida com um outro trabalho, que seria o de pintura e, começou a estudar as formas que as pedras tinham e fazer a sua seleção. Segundo ele, algumas pedras não sofreram alterações. Teve pedras que nem mexemos, já estavam na medida para pintar, cuja pintura foi feita com tinta plástica.

Explicando como deu formas e vidas ao seu ufológico de pedras”, Florêncio ressalta que foram meses de trabalho e que a cada animal que ia se revelando na escultura e na pintura, aumentava a inspiração e vontade de concluir o trabalho. Há uma grande variedade de bichos no zoológico: vaca. gatos, macaco, cachorro, elefante, tatu, peba, leão, urso, camelo, galinha, coelho, jacaré, cavalo e outros.

Fonte: Jorna de Fato
Copiado do Portal Oeste News

Nenhum comentário: