Pesquisar neste blog

sábado, 3 de agosto de 2013

II Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial em Apodi foi considerada sucesso


A II Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial aconteceu ontem (02) no Centro Treinamento Profissionalizante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. O Tema da Conferência é “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil Afirmativo” e contou com a participação de representantes de Quilombolas, Ciganos, descendentes de indígenas entre outras raças.

A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria de Assistência Social deu todo o apoio à realização da Conferência, disponibilizando o local, a comida e os equipamentos necessários. Ao participar da cerimônia de abertura, o Prefeito Flaviano Monteiro declarou que “Precisamos respeitar as diferenças culturais e raciais. Não se constrói um país, um estado e um município sem preservar os traços e origens culturais”.

Aproveitando a oportunidade, Flaviano elogiou o trabalho que está sendo feito pela apodiense Lúcia Tavares no Centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi, realizando um importante trabalho de resgate da história e cultura de Apodi.

A II Conferência aconteceu durante todo o dia, tratando de temáticas como: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios; Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial e Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão entre outros.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura: Sandra, representante das comunidades Quilombolas, Francisco Ferreira da Comunidade Cigana, Lúcia Tavares do Centro Histórico Tapuias Paiacus, Dr. Eduardo Gomes, coordenador estadual de Políticas de Promoção de Igualdade Racial e coordenador da II Conferência, Secretários municipais: Aloma Cavalcante da Assistência Social, Isaac Paiva do Turismo, Mara Duarte da Educação e os vereadores Laete Oliveira, Chico de Marinete e Genivan Varela.


Nenhum comentário: