Pesquisar neste blog

sábado, 3 de agosto de 2013

História do Futebol de Apodi

O primeiro estádio de futebol de Apodi cercado com muro de tijolos foi construído no ano de 1952, e pertencia ao Centro Esportivo Apodiense, fundado em 14 de julho de 1952. Por falta de zelo e conservação, as paredes do estádio ruíram e o material (tijolos) sumiu do local. “Em 17 de junho de 1967 a FUNDAVEP-Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi, entidade fundada em1967, com o apoio da comunidade, construiu um novo estádio que tomou nome de Estádio Antônio Lopes Filho”, localizado na Rua Adrião Bezerra, bairro de Lagoa Seca, inaugurado a 16 de julho de 1967.

Posteriormente, com a colaboração da Prefeitura Municipal de Apodi, na gestão de Simão Nogueira Neto, foram colocadas no estádio a grama, a iluminação, o alambrado e parte da arquibancada. Porém, conforme o historiador Walter Guerra, o futebol em Apodi surgiu no final da década de 1920. Não havia nenhuma organização. Os times eram improvisados para realizações de peladas. Somente em 14 de julho de 1952, o  Robson Lopes fundou a primeira equipe de futebol de Apodi, o Centro Esportivo Apodiense.

No ano de 1959 foi realizado o primeiro campeonato de futebol na cidade de Apodi, com a participação de apenas três equipes: CENTRO ESPORTIVO APODIENSE, APODI FUTEBOL CLUBE e MOTO CLUBE. Este campeonato não chegou a seu final, devido que a seleção de Apodi foi participar de um pentagonal promovido pela Liga Desportiva Mossoroense, envolvendo as cidades de Mossoró, Apodi, Areia Branca, Assu e Martins. A Seleção de Apodi foi a final, mas não houve decisão entre as duas seleções. A LDM impôs que os jogos fossem realizados no estádio Benjamim Constant na cidade de Mossoró, com que os diretores de Apodi não concordaram. Com a desistência da Seleção de Apodi, a Seleção de Mossoró foi considerada a campeã.

Somente em 1967 foi realizado outro campeonato, desta, desta vez com três equipes da cidade: CENTRO ESPORTIVO APODIENSE, APODI FUTEBOL CLUBE e GRÊMIO ESPORTE CLUBE do povoado de Soledade, PALMEIRAS FUTEBOL CLUBE. Sagrou-se campeão, enquanto, o CENTRO ESPORTIVO, conquistou a segunda colocação e GRÊMIO ESPORTE CLUBE, a terceira posição. 

A distância de um campeonato a outro, mostra o grande atraso do futebol apodiense, que infelizmente nunca participou de um campeonato estadual, promovido pela FNF, apenas participou por uma única vez, do Campeonato Estadual Sub 20, no ano de 2005. Apodi no que diz respeito de futebol profissional perde para cidades menores, como Pau dos Ferros, Areia Branca, Macau e Pau dos Ferros. A falta de apoio, ausência de renda, desinteresse dos poderes Executivo e Legislativo, como também do próprio atleta, como também, do torcedor, a cidade de Apodi continua totalmente fora do futebol.

Em 11 de dezembro de 1999 a seleção de Apodi conquistou a Copa Oeste, promovida pela Liga Desportiva Apodiense, vencendo o Alto Esporte de Caraúbas, por 4x2, depôs de empatar no tempo normal em 3x3, e na prorrogação, 0x0.

Fonte: 
Apodi, Sua História - Válter de Brito Guerra
Portal Apodi

E você tem mais dados sobre a história do futebol apodiense? Então envie um email para tudodeapodi@hotmail.com que postaremos no blog com todo prazer.

Nenhum comentário: