Histórico
A Escola Estadual professora Maria Zenilda Torres Gama foi criada no dia 11 de novembro de 1998, pelo Governo do Estado Garibaldi Alves Filho, sendo construída com recursos do projeto Nordeste. Passou a funcionar no ano de 1999, mas sua inauguração oficial só ocorreu no dia 15 de dezembro de 2001. Sua primeira gestora por indicação do governo Garibaldi foi a Senhora Eleusa Moreira Gurgel Fernandes, que foi substituída no ano 2001 pelo diretor Izauro Camilo de Oliveira Neto e pela vice-diretora Telma Gomes de Oliveira. 
A professora Patricia Lorena Raposo foi diretora de 2002 a 2005 e teve como vice, a senhora: Guiomar Cunha Mota Neta. No final de 2005 ocorreram eleições diretas para diretores de escolas públicas, onde os professores: Izauro Camilo de Oliveira Neto e Gessione Morais da Silva foram eleitos para gerir esta escola por dois anos. Como diretor e vice, respectivamente. Os mesmos foram reeleitos em 2007, sendo o período de gestão de 2006 a 2009. No final de 2009 ocorreu mais uma eleição direta, sendo eleitas para o processo de gestão as professoras: Aloma Tereza Cavalcante Nogueira e Rosa Maria Chaves Pinto Nunes, que foram reeleitas para o biênio de 2012 e 2013. No entanto, a diretora Aloma pediu exoneração do cargo no início de 2013, passando a assumir a função de diretora a professora Eleusa Moreira Gurgel Fernandes, através do processo de aclamação.

Eventos da escola
Toda a equipe da Zenilda Gama esteve sempre empenhada na realização de grandes eventos, dentre eles: dia das mães, dia dos pais, dia do estudante, páscoa, dia do professor etc. A escola realiza a Feira de Ciência e Cultura da escola Zenilda Gama - FECEZG, onde aborda diversos temas como: cultura, esporte, meio ambiente, entre outros.

No ano de 2005 foi criada a 1ª gincana cultural e literária, que foi um grande sucesso sendo premiada pela governadora Wilma de Farias com mérito educacional potiguar na categoria cultura. Desde a sua fundação realiza o famoso Arrastapé, às vezes na escola outras na ACDA, sempre com o apoio dos alunos e da equipe.

Uma das grandes metas da escola é oferecer aos alunos a oportunidade de discutir sobre diversos temas que venham favorecer a sua vida pessoal e profissional, tais como: drogas, sexualidade, política, cidadania, cultura, entre outros. Para isso foram elaborados projetos que venham viabilizar estas discussões e um possível entendimento sobre tais questões. Participar dos eventos como: 7 de setembro, JERN’s, festa dos padroeiros, gincana do estudante, apresentações culturais etc, sempre despertaram grande interesse dos alunos e da equipe.

Em 2012 ao participar da feira ciência para todos no semiárido potiguar a escola foi premiada em 2º lugar na regional; 4º lugar na estadual (sendo classificada com o projeto: uso de cera de abelha no revestimento de frutos, para participar da FEBRACE 2013) ; 1º lugar na CIENTEC 2012.O projeto foi destaque na FEBRACE que ocorreu em março deste ano na cidade de São Paulo, sendo premiado em 5 categorias com duas premiações em primeiro lugar: destaque em empreendedorismo e projeto em grupo-ciências agrárias, sendo classificado para a 9ª FENECIT (Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia) que será realizada em Pernambuco no mês de outubro de 2013) Também participou da EXPO MILSET Brasil em Fortaleza-CE em maio deste ano.