Atleta de luta olímpica – Maria Vivian treinando com meninos

Geralda de Oliveira (mãe), Maria Vivian (atleta) e Eribaldo Nobre (treinador)


A atleta apodiense de luta olímpica Maria Vivian Pinto de Oliveira participará dos Jogos Escolares da Juventude (JUVERNS). A lutadora venceu a etapa de Apodi e se classificou para etapa em Natal no próximo mês.

“Não espera que minha filha praticasse um esporte assim no caso luta olímpica, mas gosto por que ela é dedicada, esforça e sempre alcança seus objetivos. Antes de praticar luta olímpica, ela já ganhou diversas medalhas em competições como: natação, corrida, entre outras modalidades, até já correu de MotoCross quando era menor”, disse a mãe Geralda Pinto.

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.

O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. A atleta de Apodi, Maria Vivian é a 1ª colocada no ranking “Circuito RN Podium de Luta Olímpica”. Os Jogos Escolares da Juventude em Natal iniciará dia 5 e vai até o dia 8 de setembro de 2013.

“No início, tínhamos cerca de 5 meninas treinando, por causa da dificuldade e a falta de incentivo, só ficamos com a Vivian (categoria até 35kg). Foi difícil de encontrar um local adequado para treinarmos, os próprios ‘lutadores de Apodi que desembolsaram grana’ para organizar esse pequeno espaço de treinamento. Ficamos surpreso com o desempenho da Vivian, visto que ela treina apenas há cinco meses. Por causa da desistência das meninas, ela treina com os meninos, mesmo assim, com força de vontade consegue superar os obstáculos como a falta de material para treinar e participar das competições”, destaca o treinador Eribaldo Nobre.

Blog ApoDiário