Nesta sexta-feira, dia 07, o IFRN-Câmpus Apodi comemora a formatura das primeiras turmas dos Cursos de Formação Inicial e Continuada, oferecidos através do Programa Nacional Mulheres Mil. São 93 concluintes dos Cursos de Corte e Costura, Derivados Apícolas e Processamento de Frutos.
Sobre o Programa:
Instituído pela portaria no 1.015, de 21 de julho de 2011, o Programa Nacional Mulheres Mil - Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável – está inserido no plano Brasil sem Miséria e integra um conjunto de ações que consolidam as políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.
O programa possibilita que mulheres moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, sem o pleno acesso aos serviços públicos básicos, ou integrantes dos territórios da cidadania, tenham uma formação educacional, profissional e tecnológica, que permita sua elevação de escolaridade, emancipação e acesso ao mundo do trabalho, por meio do estímulo ao empreendedorismo, às formas associativas solidárias e à empregabilidade.
Em seu primeiro ano de funcionamento, o Programa Mulheres Mil/Câmpus Apodi, atendeu, preferencialmente, as mulheres residentes nas regiões da areia e da chapada.
Apodi concentra arranjos produtivos focados nos setores de serviços, indústria, petróleo e gás, piscicultura, agricultura e pecuária, com destaque para a ovinocaprinocultura e apicultura, sendo assim, com base nas características sociais e econômicas da região, visualizamos para suporte aos empreendimentos econômicos locais a oferta de cursos de qualificação profissional na área processamento de frutos, produção de derivados apícola e corte e costura, como alternativas para o desenvolvimento de atividades econômicas.
Fonte: Portal IFRN