JORGE LUIS DE OLIVEIRA PINTO FILHO, filho de Maria Gilnar Souza Monteiro Pinto e Jorge Luis de Oliveira Pinto, nasceu em 27 de outubro de 1985, em Apodi (Região Oeste de RN). Conclui o Ensino Fundamental no Centro Educacional Pequeno Príncipe em 1999 na cidade de Apodi-RN e o Médio no “CAP – Colégio e Curso” em 2002, na cidade de Natal-RN e, teve uma infância marcada pela presença ativa no movimento dos Escoteiros no 39° Grupo de Escoteiros Desembargador Newton Pinto. 
No ano seguinte retornou ao Oeste Potiguar, pois havia conseguido ingressar na primeira turma (“Os Pioneiros”) do Curso Bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, nessa oportunidade em 2005 chegou o Professor Alan Martins de Oliveira ao curso que se tornou em pouco tempo o seu “Pai Acadêmico” e, sobretudo grande amigo e parceiro profissional. Paralelamente de 2005 a 2007 foi aluno da primeira turma (“Os Pioneiros”) do Curso de Saneamento do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte/UNED Mossoró-RN. No ano de 2008 ingressou na primeira turma (“Os Pioneiros”) do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal Rural do Rural do Semi-Árido (UFERSA), na cidade de Mossoró (RN). No mesmo ano ingressou na UERN como Educador do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da UERN, o qual iniciou sua trajetória acadêmica e desenvolve até o momento. 

Em 2012, ingressou no Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC, UFRN, UFPI, UFS, UESC) na linha de pesquisa planejamento e gestão de zonas semi-áridas e ecossistemas limítrofes. Atualmente atua como pesquisador do Grupo de Estudos em Gestão Ambiental - GEGA do Departamento de Gestão Ambiental da UERN na área de impactos ambientais pelo uso do solo, saneamento ambiental, gestão ambiental empresarial e recursos hídricos.