ELIELMA DE SOUSA PEREIRA, nasceu no dia 25 de Abril de 1986, natural de Apodi- RN é filha do casal Ivo de Oliveira Pereira e Elita Pinheiro de Sousa Pereira. 

Viveu sua infância e adolescência na comunidade de Soledade. Aos 16 anos seus pais se mudam para o assentamento Vila Nova, do qual foi presidente de 2006 a 2008, sendo considerada a primeira mulher jovem a presidir uma associação de assentamento no município de Apodi. Nesse período teve seu primeiro contato como monitora do projeto de educação de jovens e adultos PRONERA/UERN e depois com o projeto Paulo Freire através do PDHC. 

Sócia e auxiliar técnica da Cooperativa da Agricultura Familiar de Apodi – COOAFAP no período de 2006 a 2009. 

Integrou o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, sendo atualmente Membro efetiva dos Conselhos CMAS, COMDCA e Conselho Fiscal da COOAFAP. Fomentou e incentivou a criação do Fórum Municipal de juventude – FMJ. 

Licenciada em filosofia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – 2010 e coordena há 02 anos o projeto de educação do Conselho de Desenvolvimento PDA Santa Cruz, onde desenvolve atividades de arte-educação para crianças, adolescentes e jovens. 

Comunicação /publicação: 
· PEREIRA, Elielma de Sousa. A humanização progressiva dos homens em Hebert Marcuse. Comunicação apresentada na VIII Semana de Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 2008. 

· PEREIRA, Elielma de Sousa. Escola de formação política e profissional para a juventude do campo: um relato de experiência no município de Apodi/RN. Disponível em WWW.cchla.ufrn.br/ceso. 2009. 

· PEREIRA, Elielma de Sousa. Ciência é sensação? A implicação na indistinção entre o sábio e o vulgo no diálogo Teeteto de Platão. Artigo apresentado no II colóquio de filosofia antiga na Paraíba em agosto de 2009. 

· PEREIRA, Elielma de Sousa. Uma escola que faz a diferença. Do livro: Extensão Universitaria, Juventude e Formação: experiência e prática em espaços não-escolares. Vinícius Claudino de Sá, Simone Cabral Marinho (org.). Edições UERN, 2010.