Apodi tem tantos valores que até o seu povo desconhece. É o caso da artesã Lúcia Maria Tavares, mais conhecida por Lúcia Cará. Decoração e criação de peças artesanais como camisetas, bolsas, entre outros produtos.

“O Atelier ou UTI das Roupas de Lúcia Maria Tavares traz em seu conceito a arte dos tempos antigos, onde cada peça tem seu valor único, aliada a praticidade dos dias atuais unindo detalhes antigos a formas modernas e arrojadas”.

O professor Flaviano Monteiro convidou e entrevistou na noite de hoje no programa Observador Político, Lúcia Maria Tavares. Ela trabalha com costuras, camisetas, bolsas, consertos, tudo é artesanal. Todas com caricaturas dos índios Tapuias Paiacus – que foram os primeiros habitantes de Apodi às margens da lagoa. De acordo com Lúcia ela pretende transformar numa marca apodiense.

“Esse é o diferencial de Lúcia Tavares, o trabalho com caricaturas dos índios que aqui já estavam antes da civilização chegar. Um trabalho belíssimo, diga-se de passagem”. Escreveu o prof. Toinho em seu blog.

Professor Flaviano Monteiro indagou o que a levou a trabalhar com caricaturas dos índios. Qual sua relação com os índios?

“Os índios são bacanas, humildes, simples, tenho um fascínio pelos índios e se é de homenagear algo que está longe de nossa realidade, por que não homenagear os índios em meu trabalho”? Afirmou.

A artesã apodiense que já morou em São Paulo, disse na entrevista que realizou uma viagem até Mato Grosso e lá conheceu uma tribo indígena. E por lá falou muito bem de suas origens, destacando a vida dos índios Tapuias Paiacus que habitaram nossa queria Apodi. Mas, antes de deixar Apodi, Lúcia destacou as inúmeras vezes que tomou banho na Lagoa do Apodi. “Como vocês deixaram aterrar nossa lagoa daquele jeito” reclamou Lúcia Tavares durante a entrevista.

 
Fonte: http://apodiario.blogspot.com/