Pesquisar neste blog

domingo, 13 de março de 2011

Jotta Paiva - jornalista


JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS [JOTTA PAIVA] nasceu em Mossoró/RN no dia 17 de junho de 1982, mudando-se para Apodi/RN em seguida. Último dos seis filhos vivos de Maria Mercês de Paiva e José Mendes Rebouças. Viveu toda sua infância na zona rural.

É pai das Marias: Clara e Clarice. Recentemente, casou-se com a cearense Regiane Santos Cabral de Paiva, professora de língua e literatura espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte [UERN], com quem ainda não teve filhos.

Logo na adolescência se interessou pelo rádio, começando como atendente de telefone, passando a locutor/apresentador. Ajudou na Luta FM e apresentou programas na Rádio Cidade. Em 2002, foi contratado como radialista pela Rádio Vale do Apodi onde exerceu a função de repórter diário. Em 2004, assumiu a função de chefe de redação até 2006.

O interesse pelo jornalismo lhe conduziu para o caminho da notícia. Tudo começou muito antes, quando a jornalista Ieda Silva o convidou para desenhar as charges do jornal O Oestano. Foi colunista no jornal O Vale do Apodi e no Jornal de Negócios, depois Tribuna do Oeste, e desde 2007 foi contratado pelo Jornal de Fato, em Mossoró, para a função de repórter no caderno Estado.

Ainda em Apodi, foi pioneiro na criação de blog de notícias.

Como assessor de imprensa, prestou serviço para as prefeituras de Severiano Melo e Martins, além de atuar em vários projetos voltados para a Agricultura Familiar, com o Projeto Dom Helder Câmara, ASA, ATOS e Coopern.

Nos movimentos sociais, atuou como militante do Partido dos Trabalhadores de Apodi e do MST no Estado. Também esteve na fundação e renovação do PC do B, partido de onde saiu o grupo denominado “Nova Geração”. É um dos fundadores do Fórum de Entidades Representativas da Sociedade Apodiense [FERSA], da Academia Apodiense de Letras [AAPOL] e da Academia Estudantil de Letras poeta Antônio Francisco [AEL].

Iniciou as faculdades de Pedagogia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Letras, mas não concluiu nenhuma. Atualmente, é aluno do curso de Jornalismo na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte [UERN].

Sua literatura começa com a vida. Ainda não lançou livros, mas vem publicando seus textos em revistas, jornais e mídias eletrônicas. Foi, durante algum tempo, colaborador da revista Papangu e do caderno Expressão do jornal O Mossoroense, onde deixou muitas de suas poesias.

Atualmente escreve crônicas semanais na coluna Balada do Impostor do caderno Mulher do Jornal de Fato. Também é organizador da revista Cruviana, espaço virtual dedicado a publicação de contos, reunindo escritores de língua portuguesa e castelhana.

Fonte: Jotta Paiva
Algumas crônicas do Jotta Paiva

7 comentários:

Prof. L.C.Sax disse...

Esse eu conheço e me responsabilizo pela veracidade dos fatos acima citados. O Jotta Paiva (Nenen, para os íntimos) sempre foi um cara batalhador e idealista. Sempre foi um homem de caráter e honrado. Todos os elogios a este grande cidadão apodiense.
Prof. L.C.Sax

francionevb disse...

Ele já tem um filhinho sim com a Regiane. Tem em torno de 2 anos, não?!

Tudo de Apodi disse...

Rapaz. A biografia que ele nos mandou diz que não.

Tudo de Apodi disse...

Mas obrigado pela visita ao nosso site. E fique a vontade para dar sus opinião

Jotta Paiva disse...

Obrigado por lerem, achei que ninguém se interessaria por uma biografia minha (rs). Luis Carlos também nem vale, é quase um irmão. Realmente ainda não tenho filhos com a Regiane. Minhas duas filhas são do primeiro casamento. Abraços a todos.

Caubi Torres disse...

Pois está muito enganado Jotta Paiva. Você é uma autarquia (de verdade) que merece ser sempre lembrado.

Cezar Silva disse...

boa pessoa,