image Gilberto Veríssimo Torres, conhecido como Gilberto Olinto e também como “Gilberto Doido”, é Agricultor e natural de Apodi RN,  nascido em 8 de fevereiro de 1968, filho de Francisco de Souza Veríssimo e de Isabel Francisca da Conceição. Duas vezes candidato a deputado estadual, em 2002 conquistou mais de 8 mil votos e em 2006 conquistou mais de 3 mil votos em Apodi. Em 2004 foi candidato a prefeito pelo Apodi, pelo PT e obteve 377 votos. Candidato a Deputado Estadual em 2010 obteve 520 votos.

Gilberto iniciou sua militância em 1984, na diretoria do grêmio estudantil da Escola Estadual Antônio Dantas, onde foi criador do JOEAP/JOCAP.

No movimento estudantil secundarista participou da comissão oestana pró-grêmio, e pró-democratização das escolas públicas. Organizou os ENJESOS – Encontro da Juventude Estudantil Secundarista Oestana, nas cidades de Areia Branca, Janduís, Caraúbas e Apodi.

Em 1987 ingressou no Banco do Brasil, participando ativamente da luta dos bancários, sendo representante no RN na comissão dos bolsistas do BNB.

Em 1990, ingressou na UERN, em ciências sociais e foi eleito presidente do centro acadêmico e do CONSEP. Em 1992, foi diretor de imprensa do DCE.

Já foi presidente da Associação Cultural de Estudantes de Nível Superior - ACENIS, fundada em 14 de setembro de 1978, participando da comissão da defesa civil e cidadania, atuando na luta dos trabalhadores rurais, por política de convivência com a seca. Apoiou a luta dos sem teto, sem terra e foi coordenador da Associação dos Motoqueiros de Apodi.