Pesquisar neste blog

quarta-feira, 27 de março de 2013

Biblioteca Pública Municipal Válter de Brito Guerra

Escritor Válter de Brito Guerra - Patrono da Biblioteca Pública Municipal de Apodi. 

Fundada em 1941 pelo então prefeito de Apodi, o Padre Origens Monte, com a denominação de Machado de Assis, cuja denominação perdurou-se de 1941 até 2003, quando a Câmara Municipal aprovou unanimidade o Projeto de Lei do vereador Antonio de Souza Maia Júnior e decretado pelo Prefeito José Pinheiro Bezerra dando nova denominação a Banda de Musica, passando a ser chamada de biblioteca Pública Municipal VÁLTER DE BRITO GUERRA.

Sediada na Rua Benedito Alves, s/nº - Centro, porém, antes já havia sido instalada no antigo prédio do IBGE, na Rua Nossa Senhora da Conceição, posteriormente funcionou por vários anos na Praça Francisco Pinto, prédio onde funcionou a Câmara Municipal, depois funcionou na Rua Raimundo Nonato. No Bairro Malvinas e mais recente na Rua Manuel Nogueira

A Biblioteca Valter Guerra funciona diariamente pela manhã, à tarde e à noite, atraindo cerca de 300 estudantes, pesquisadores e leitores de romances. Possui um acervo de mais de cinco mil livros de romances, literaturas, enciclopédias e livros de atualidade.

Em 1993 a biblioteca Valter Guerra estava quase fechando e o prefeito José Pinheiro Bezerra, em seu primeiro mandato (1993/1996) providenciou novas instalações com novos móveis para acomodar os livros.

Infelizmente não foi possível conseguir a relação de todos os coordenadores da Biblioteca Pública Municipal de Apodi, apenas conseguimos os nomes de alguns deles, assim vejamos:
1978 – JOSÉ NARCISIO GUERRA
1999 – MARIA ALZENEIDE DE OLIVEIRA

Fonte: Blog Oeste News 


Nenhum comentário: