Pesquisar neste blog

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Fatos que ocorreram em 13 de maio em Apodi

13/05/1761
Neste dia foi afixado Edital na Matriz de Apodi, marcando o dia 12 de junho para a mudança dos índios aldeados nas margens da lagoa, para a Serra de Santana (depois chamada de Portalegre). A determinação da mudança dos Tapuias Paiacús dera-se por queixa dos criadores do Apodi ao governo, pedindo a retirada dos índios e seus agregados para um lugar onde pudessem viver da agricultura, visto terem eles abandonado a vida de caça e da pesca pela vida da rapinagem de seus gados.
O governador de Pernambuco mandou o Dr. Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco retirá-los da antiga Aldeia do Pody para um lugar onde pudessem viver de agricultura. Caldeira, percorrendo a região, encontrou na serra Santana (atual Portalegre) o lugar mais conveniente que encontrou, não só pela uberdade do solo, como pelo numero de moradores para criação de uma vila, existindo uma capela fundada pelos seus primeiros moradores.

13/05/1888
Nasce em Apodi o Dr. Euclides Ferreira Pinto, filho do Coronel Antonio Ferreira Pinto e Claudina Pinto. Formou-se em Direito pela Faculdade de Recife em 1910.

13/05/1916
Neste dia o jornal “Comércio de Mossoró” traz uma exposição do drama da seca de 1915, em Apodi, fazendo as seguintes observações:
- A cidade tinha 15 mil habitantes, que na seca foi acrescida de 400 famílias;
- Ocorreu cerca de 600 mortes por inanição;
- 300 apodienses emigraram para a região Norte.

Fonte: http://potyline.blogspot.com.br/ que fez a pesquisa no livro datas e notas para a História do Apody (Marcos Pinto)

Nenhum comentário: