Dissertação: Formação do professor no curso de Pedagogia da UERN: um olhar sobre a organização dos conhecimentos profissionais específicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental 
Autor(a): Alana Raquel Gama de Oliveira 
Programa: Pós-Graduação em Educação 
Instituição: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Publicação: 2013 
Fonte do artigo: UERN 


Resumo:
Este trabalho constitui-se em uma pesquisa de mestrado financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Grupo de Pesquisa em Formação e Profissionalização Docente (GPFPD/UERN) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN). Insere-se no campo investigativo da formação inicial do professor, cujo objeto de estudo centra-se na organização curricular do curso de Pedagogia da UERN/Campus Central, com foco nas disciplinas obrigatórias que compõem os conhecimentos profissionais específicos para a atuação da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem como objetivo identificar a perspectiva formativa do curso de Pedagogia/Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, tomando como referência a organização das disciplinas referentes aos conhecimentos profissionais específicos para a docência, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o intuito de destacar seus componentes formativos. A relevância deste estudo está em compreender as características da formação do curso de Pedagogia da UERN, oportunizando novos estudos e proposições relativas à reformulação curricular. Para tanto, utiliza-se da abordagem quantiqualitativa do tipo estudo de caso e pesquisa documental. A construção e a análise dos dados baseiam-se na perspectiva teórico-legal das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e o referencial teórico-conceitual põe em destaque teóricos e estudiosos como Gatti (2010), Gatti e Barretto (2009), Marcelo García (1999), Pérez Gómez (1998), Contreras (2002) e Schön (1983, 1987). Dessa forma, constata-se que a formação inicial do professor do curso de Pedagogia da UERN vem avançando no que diz respeito à ampliação do campo de atuação do Pedagogo, conforme sugerido nas DCNs, contudo os conhecimentos profissionais específicos à atuação do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental revelam-se como objetos merecedores de atenção no processo de reformulação curricular.