Dissertação: Projeto Professor Conectado: ressignificações no contexto da prática 
Autor(a): Maria de Fátima da Silva Melo 
Programa: Pós-Graduação em Educação 
Instituição: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Publicação: 2016
Fonte do artigo: UERN 


Resumo:
A presente pesquisa proporciona uma discussão sobre o Projeto Professor Conectado sob a ótica da Abordagem do Ciclo de Políticas de Ball e Bowe. Tem como objetivo analisar as ressignificações desencadeadas nas ações de docentes que atuam no ensino médio de escolas estaduais situadas na cidade de Mossoró/RN, a partir do Projeto Professor Conectado, tendo por base o contexto da prática. Para a realização do trabalho, foram utilizados os seguintes procedimentos: pesquisa qualitativa de natureza exploratória; pesquisa documental sobre o Projeto Professor Conectado; entrevista semiestruturada com seis (06) docentes que atuam em 02 (duas) escolas estaduais de Mossoró/RN; e levantamento de dados no Banco de Teses da CAPES. A fundamentação teórica firmou-se nas ideias de Stephen Ball e Richard Bowe (1992), Mainardes (2006, 2007) e Lopes e Macedo (2011), que discutem sobre a Abordagem do Ciclo de Políticas. Utilizaram-se, ainda, as ideias de Moran (1995), Moran, Masetto e Behrens (2000), Valente (1999), Almeida (2000), Kenski (1998, 2012), Bianchi e Hatje (2007), Tajra (2012) e Nascimento (2007), que contextualizam e discutem sobre as tecnologias digitais. Os depoimentos dos professores entrevistados apontam para novos sentidos desencadeados a partir do Projeto Professor Conectado, tendo por base o contexto da prática, na perspectiva da Abordagem do Ciclo de Políticas de Ball e Bowe. Dessa forma, constatou-se que as ações dos docentes ganharam novas ressignificações no sentido de proporcionar uma aproximação pela linguagem entre o docente e o discente; a otimização do tempo, tanto no que diz respeito à praticidade oferecida pelas ferramentas disponibilizadas para a elaboração das atividades educacionais do docente quanto ao tempo de trabalho; um incentivo ao manuseio dos recursos pedagógicos na sua ação docente; um aumento do interesse e da necessidade dos docentes em buscar aprender mais sobre os conhecimentos tecnológicos, os quais passaram a se manter mais atualizados frente às transformações tecnológicas na sociedade. Nesse sentido, a construção dessas ressignificações acontece na relação existente entre o docente, a política e a realidade dos contextos práticos. Por fim, considera-se que, apesar da descontinuidade do Projeto Professor Conectado, pontuada pelos docentes, como, por exemplo, a ausência de uma formação continuada, bem como a falta de assistências técnicas consistentes para as ferramentas distribuídas, a política proporcionou benefícios satisfatórios às suas ações.