Dissertação: Vozes que calam, versos que falam: interdiscurso, memória discursiva e relações de poder em Chico Buarque de Holanda 
Autor(a): Maria Adriana de Souza 
Curso: Letras 
Instituição: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Publicação: 2016 
Fonte do artigo: UERN 


Resumo: 
Esta pesquisa tem por objetivo analisar o funcionamento discursivo nas músicas Apesar de Você, Cálice e Acorda Amor de Chico Buarque, observando os enunciados, interdiscursos, a memória discursiva e as relações de poder presentes na materialidade linguística dessas canções. As três músicas que constitui o corpus foram produzidas durante o Regime Militar no Brasil, especificamente nas décadas de 1960 a 1970, e ficaram conhecidas como canções políticas, dado o fato da utilização destas, como veículo de protesto e instrumento de resistência ao Regime Militar. A necessidade de desenvolver uma pesquisa que possa analisar a relação do dizível com o não-dizível para a construção de sentidos nas letras das músicas, justifica a pesquisa, visto que o não-dito está associado ao silêncio para a compreensão de que a língua significa também, pelo que está silenciado e não apenas pelo que se apresenta na sua materialidade linguística. Com base nos postulados teóricos da Análise do 11q de vertente francesa, a pesquisa se fundamenta a partir dos estudos de Michel Foucault (1979; 1984; 1997; 2000; 2004a; 2004b; 2005; 2007; 2008; 2013a; 2013b), como principal teórico, além de outros como Pêcheux ( 1990; 2007; 1977; ), Orlandi ( 2007; 1996), Fernandes ( 2005 ), que contribuem para explicitar os efeitos de sentido construídos em torno das letras das músicas. Estando embasada nos princípios do fazer científico a partir das premissas da Análise do Discurso, utiliza-se categorias como o enunciado, o interdiscurso, a memória discursiva e as relações de poder para a análise do corpus. O método utilizado foi o arqueológico desenvolvido por Michel Foucault, pelo qual a pesquisa é vista como uma maneira de pensar que segue um trajeto temático sobre determinado objeto. Os aspectos históricos, social e cultural do Brasil, bem como um breve relato da vida e da trajetória musical do compositor foram também apresentados, a fim de contribuir para a compreensão dos efeitos de sentido construídos nas materialidades lingüísticas analisadas.