Desde o mês de agosto, dezenas de estudantes da zona rural de Apodi têm buscado na educação um futuro melhor através da qualificação profissional. A Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana, situado na comunidade de Santa Rosa, na zona rural da cidade, está formando 35 estudantes do ensino médio no curso de Agroecologia. O curso de nível técnico é oferecido pela escola agrícola de Jundiaí, ligada á Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O diretor da escola, Ivanildo de Oliveira, informou que a chegada deste curso, foi uma realização de um sonho antigo e que, em menos de dois anos, estará inserindo vários jovens no mercado de trabalho.


"A agroecologia é uma questão importante e central dessa região, pois a agricultura familiar é predominante. O curso veio para levantar um grupo de estudantes, que se formem, em uma nova visão com relação á pequena produção sem o uso de produtos químicos e inseticidas industriais", disse.

Para o diretor da escola, o curso de agroecologia tem grande importância para a região, uma vez que o mesmo está interligado com a prática agrícola desenvolvida em toda a zona rural do município. Este mesmo pensamento é compartilhado pela estudante do curso, Thalia Viana.


"Este curso tem tudo a ver com a gente, pois somos da zona rural, e a agroecologia está ligada diretamente á agricultura, onde meus pais são agricultores. É um curso bom pra minha formação, eu que estou terminando o 3º ano do ensino médio preciso de um currículo que seja qualificado, e eu vi neste curso essa oportunidade", disse Thalia.

Em função do horário das aulas normais dos estudantes, o curso de Agroecologia é ministrado cinco vezes por semana, no período da noite. Seu objetivo final é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica a todos os acadêmicos interessados.

Por Josemário Alves / SOS Notícias do RN