Divulgação
João Fernandes Campos Café Filho - Presidente do Brasil - de 24/8/1954 a 8/11/1955

Afirmam renomados historiadores, que a genealogia constitui um manancial de datas e nomes que guardam intrínsecos liames com fatos históricos que precisam ser perfilados e elencados pelos incansáveis e abnegados pesquisadores e genealogistas. Nesse contexto, os vetustos troncos familiares da Ribeira do Apodi assumem veemência irrefutável no arcabouço das árvores genealógicas vinculadas às primeiras autoridades da então Capitania do Rio Grande. DOMINGOS nasceu no ano de 1714, na Freguesia de N. Sra. do Rosário do Campos, Bispado de Viseu, em Portugal, filho legítimo de Phelipe Francisco e de Izabel Fernandes. Faleceu no ano de 1795.

Na maioria dos fatos históricos, a área territorial da Ribeira do Apodi sobressai-se como palco de efervescentes acontecimentos, a começar pelo levante indígena dos Tapuias Paiacus,da nação Tarairiús, conhecido como "A GUERRA DOS BÁRBAROS", no período compreendido entre o ano de 1698 a 1720. Feitas essas digressões, oriundas dos anais históricos, reportemo-nos ao protagonista-mór deste despretensioso artigo. Domingos atuou como o principal Ajudante no cansativo trabalho de medição e demarcação das "Datas de Sesmarias"" da região de Apodi. Em 21 de Abril de 1740 encontrava-se em Apodi medindo e demarcando a famosa "DATA DO BOQUEIRÃO", no tamanho antigo de três léguas de comprido por uma de largo. Essa "Data de Sesmaria" principia no sítio "Passagem Funda" e termina nas ilhargas das "Datas de Santa Cruz" e de "Santa Rosa". Nesta labuta, é possível que DOMINGOS JOÃO tenha concretizado algum relacionamento amoroso com uma índia Tapuia Paiacus. Observe-se que só vem a casar aos 31 anos de idade, em 24.11.1745. Ainda hoje é comum ouvir-se pessoas de idade longeva (80-90 anos) afirmar que a bisavó era índia, e que fora " pega à casco de cavalo e a dentes de cachorros", em clara alusão à fatos reais ocorridos durante o combate à indiada hostil, no período compreendido entre o ano de 1698 a 1720. O certo é que os indômitos ÍNDIOS DO APODI foram objeto de toda sorte de tropelias. Em um dos livros de assento de batismo da Igreja-Matriz de N. Sra. da Apresentação encontramos vários assentos de batismos de crianças índias tapuias paiacus, com idade entre 04 e 05 anos, cujos assentos constam que não se sabe os nomes dos pais porque foram pegas na guerra. Encontramos, ainda, a índia tapuia paiacus Suzana, batizada em 1692, com a idade de 25 anos, e que era escrava do Sargento-Mór MANOEL DA SILVA VIEIRA, que participou do combate aos Tapuias Paiacus na margem da lagoa do Apodi em 1692, daí constar no assento que a mesma foi pega na guerra.

Uma filha do Sargento-Mór Manoel da Silva Vieira, de nome ANTONIA MARIA DA CONCEIÇÃO casou com JOSÉ FERNANDES CAMPOS, filho de Domingos João Campos e de Rosa Maria de Mendonça. Antonia e José foram pais de JOSÉ FERNANDES CAMPOS (0 2º), nascido a 15 de Agosto de 1775, batizado que teve como padrinhos Salvador Maria da Trindade e Ana Maria do E. Santo. JOSÉ (0 2º) casou com JOANA GOMES DE JESUS, tendo fixado residência no feudo territorial dos FERNANDES CAMPOS, denominado de sítio "Lagoa Redonda", encravado na 3ª légua da "Data do Boqueirão", medida por Domingos em 21.04.1740. Essa tradicional e humilde família Apodiense é popularmente conhecida como sendo a família dos "FONOM". 

JOSÉ FERNANDES CAMPOS (0 2º) nascido em Natal, faleceu no seu sítio "Lagoa Redonda" (Apodi) no ano de 1848, deixando a viúva JOANA GOMES DE JESUS e os filhos:

F.01- JOSEFA MARIA DA PENHA - Casou com Manuel de Paiva Ferreira. Residiam em Portalegre-RN.
F.02- LUCIANO GOMES DE MELO - Em 1848 já era viúvo de Senhorinha de Lima.
F.03- FRANCISCO FERNANDES CAMPOS - Casado com Joana Batista de Lima.
F.04- JOÃO FERNANDES CASADO.
F.05- ROSA MARIA. (É a mesma Rosália da Encarnação).
F.06- MANOEL FERNANDES CAMPOS - Casado com Josefa Maria da Conceição, filha de José Pessoa e de Thereza Pessoa.
F.07- ANTONIO FERNANDES CASADO.
F.08- NICOLAU GOMES DE MELO.
F.09- ISABEL MARIA DA CONCEIÇÃO.

Texto: Marcos Pinto. / Foto: UOL Educação.

OBSERVAÇÃO: Quem interessar saber a descendência destes 09 bisnetos de DOMINGOS JOÃO CAMPOS, pode solicitar através do E-mail: marcospinto.52@hotmail.com , ou deixe um comentário na postagem.

Blog Potyline de Antonio Praxedes Filho 
Por Marcos Pinto - historiador apodiense