FRANCISCO WELITTON DE SOUZA, mas conhecido como Pastor Welitton, nasceu no dia 13 de outubro de 1971, na comunidade de Bela Fonte, município de Apodi,(mas é natural de Severiano Melo por ter sido registrado naquele município), Filho de Osvaldo Lima de Souza e Maria Marlene Melo de Souza, é neto do valoroso Adonias Soares (Adonias da Bela fonte) mudou-se para a cidade em 1980 para estudar na casa de parentes e concluiu seus estudos em solo apodiense. Cursou a faculdade de Geografia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN. Na década de 1990 lecionou nos colégios Nossa Senhora da Conceição, Cornélio Alves e no instituto Leodecio Alves Jerônimo, todos no município de Apodi. 
É professor da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte desde o ano 2000 e da rede municipal de Educação desde 2002, é especialista em Educação Ambiente e Geografia do semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte-IFRN. 
Abraçou a fé evangélica no ano de 1989, tornando-se em pouco tempo pregador do evangelho de Jesus. Cursou Bacharel livre em teologia pelo Seminário teológico Batista Potiguar; É pastor da Igreja Batista de Apodi há dez anos e professor do Seminário Teológico Congregacional em Apodi. É casado com Edvanira Medeiro Marinho de Souza e tem duas filhas.