MARIA ZULEIDE MARINHO, a primeira vice-prefeita do nosso município, na época em que o prefeito foi Simão Nogueira Neto, filha de Antonio Francisco de Lima e de Julia Senhorinha de Lima, nasceu em 26 de setembro de 1944, no Sítio São Lourenço, em Apodi-RN. Estudo no Colégio Sagrado Coração de Maria, em Mossoró-RN e concluiu o projeto Logos II em Apodi. 

Aos 17 anos, casou-se com o ex-prefeito Hélio Morais Marinho. Desse consórcio teve os seguintes filhos:  Antonio Filho Neto, Maria Eliomar Marinho, Marcos Marcondes Marinho, Maria Gecina Marinho, Hélio Morais Marinho Filho e Marcelo Marinho.

Foi professora primária na Escola Estadual Ferreira Pinto e na Escola Isolada São Lourenço. No período de 1983 – 1986, foi Secretária Municipal do Bem-Estar Social e Primeira Dama de Apodi. Em 15 de novembro de 1988, foi eleita a primeira vice-prefeita de Apodi. 

A veia política teria sido uma herança de seu marido, Hélio Marinho, pois o mesmo foi grande líder político no município. Teve, em seguida, um de seus filhos, Marcondes Marinho, eleito, por duas vezes, vereador. Zuleide talvez não aspire mais um posto na política local, mas já deixou seu nome marcado na história como primeira vice-prefeita de Apodi.   

Fonte: "Paisagens Femininas de Apodi - Maio de 2006 - Vilmaci Viana".