A inesquecível educadora MARIA DO SOCORRO FERNANDES nasceu no Sítio Amazonas, município de Brejo do Cruz – PB, no dia 14 de outubro de 1950, filha de Sebastião Fernandes de Arruda e Luzia Amália da Silva. Entre as décadas de 1960 e 1970, mudou-se para Apodi em companhia de seus pais, passando a residir no Sítio Pitombeiras. 

Entusiasmada pela vida, aprendeu muito jovem os segredos da arte mágica de confeccionar roupas. Porém, apesar de costurar com bastante habilidade, o que mais lhe fascinava era o quadro negro e o giz, por isso, seu grande sonho era ser educadora. 

Casou-se com o apodiense Edilson Gomes de Melo, dessa união nasceram quatro filhos: Jaína, Jailma, Jânio e Jenina, os quais foram educados sob seus caprichos de mãe verdadeira, frequentando a Igreja de Cristo, colhendo nas palavras do evangelho, a sabedoria que liberta os humanos da escravidão do pecado e da ignorância. 

Sua trajetória estudantil, iniciada nas terras paraibanas, onde cursou o primário, continuou em Apodi, com a conclusão do segundo grau através do Projeto Logos II e terminou em Mossoró, nos bancos da UERN. Nesta, Socorro diplomou-se em História. Porém, para cursar o ensino superior a estudante arrojada teve que se confrontar com muitos martírios, entre estes a necessidade de trabalhar dois turnos em prol do sustento de sua família e a coragem de enfrentar a esburacada BR-405, num ônibus universitário superlotado com poltronas sorteadas. Sua luta espinhosa foi coroada com os louros da formatura acadêmica. 

Sonhadora, realizou em vida tudo o quanto almejara. Começou a ensinar numa escola da rede municipal de ensino no Sítio Pitombeiras em 1975. Mais adiante, transferiu-se para a cidade de Apodi, passando a lecionar na Escola Estadual Ferreira Pinto. Suas aulas, voltadas para a realidade humana da vida, foram lições de dignidade para muitos de seus contemporâneos. Partiu em 27 de julho de 1997. Seu idealismo continua vivo, inspirando a mente daqueles que tiveram a felicidade de receber seus ensinamentos

Fonte: Paisagens Femininas de Apodi - Maio de 2006 - Vilmaci Viana