Para: Dr. Salismar - cardiologista

Você surgiu
em meu caminho
num momento
de sofrimento
despedida
desalinho
desalento
em que eu estava
a pedir demissão
da vida
por ter o coração
invadido
ferido
por uma
enfermidade melindrosa
que me deixada
chorosa
enclausurada
dentro do meu peito
esquerdo
que batia por bater
com medo
de viver.

Mas você chegou
amigo
decisivo
manso e corajoso
ao mesmo tempo,
trouxe-me tempo
devolveu esperança
ao meu coração
entristecido
abatido
naquele instante
marcante
em que olhou
para mim
para o veredicto
que haviam me dado
não conseguiu
ficar calado
contestou
questionou
apontou
uma luz
num contexto
escuro
frio
sombrio
E como todo o brio
(que lhe é peculiar)
encorajou-me a ir
à luta
pela disputa
de um novo diagnóstico

Aceitei o desafio
(quem não aceitaria?)
submeti-me
a exames diversos
mas isso
pouco importava
se eu queria
são
o meu coração
Você esteve comigo
nessa empreitada
como médico
amigo
bondoso
caridoso
Dando exemplo de
um grande homem
que sabe
cumprir
sua missão com amor.

Vencemos a batalha
onde o pesadelo
acabara
e ambos
saímos vitoriosos
Louvo a Deus
pela sua vida,
sei que Ele
o colocou
na minha estrada
como também sei
que nunca irei
esquecê-lo
me amigo
guerreiro
médico do meu coração,
és um cardiologista
artista
que exerces a
tua profissão
com amor de verdade
Por isso,
meu coração te aplaude!

Quisera eu
que alguns médicos
aprendessem
contigo
a arte de ser amigo
às mensagens
queixosas
dolorosas
emitidas pelo coração
de um paciente.
Por tudo isso,
sei que posso
chamá-lo de
um amigo mui querido
alguém importante
demais
para ser esquecido
e essencial
para ser guardado
com gratidão
dentro do meu
coração
são.

Teu nome lembra
sal
que lembra
mar
que lembra
amar
que lembrar
médico
que ousa lutar
que ousa vencer
que ousa dizer:
“Preciso ter forças
para continuar
sempre
buscando:
o amor
a paz
a vida
a justiça social.

Não devo ser
omisso
diante de questões
tão fundamentais.
Vamos lutar
contra o mal,
mas com todo amor
no coração
porque só amor constrói!!!"

"Vozes de um coração"
Maria Luiza Marinho da Costa