CECÍLIA MAIA MARTINS, nasceu em 22 de novembro de 1928, na cidade de Itaú-RN. Concluiu o ensino Primária na Escola do Sítio Jerusalém, daquele município. Em 1952 assumiu a gerência do Cartório Único de Itaú  e em 1955 foi efetivada como escrivã e tabeliã do mesmo. Em agosto de 1972, mudou-se para Apodi e fixou residência. 

Seu trabalho continuou durante 36 anos no Primeiro Cartório Judiciário do município de Apodi – RN. Dona Cecília aposentou-se em 1988 e passou seus trabalhos para a sua filha Edwirges Pinheiro Neta, que dá prosseguimento às atividades do referido cartório. D. Cecília é considerada apodiense por ser uma grande matriarca e mulher muito querida. Mulher de garra que dedicou sua vida trabalhando em prol de um Apodi melhor. 

Amiga em todas as horas, prestativa e sempre atenta nos seus afazeres de escrivã, jamais negou o pedido de um amigo ou de pessoa que necessitasse dos seus serviços, alegando dificuldades financeiras. Veio de Itaú, mas,  com o tempo, tornou-se uma apodiense autêntica. Faleceu em 31 de agosto de 2018.

Dona Cecília foi um grande exemplo de bravura humana, uma mulher generosa, dedicada ao trabalho e a família. Modesta, soube trilhar seus filhos no caminho da educação e da virtude. Merece o reconhecimento como uma grande personalidade de nossa terra.  

Fonte: Paisagens Femininas de Apodi - Maio de 2006 - Vilmaci Viana