No final deste mês serão realizados o Encontro Internacional de Ecologia de Saberes e a Caravana de Agroecologia e Cultura no período de 22 a 26 de outubro em Fortaleza e na Chapada do Apodi (CE/RN), envolvendo comunidades com experiências agroecológicas, algumas ameaçadas pela expansão do agrohidronegócio. 

Os eventos estão sendo organizados em cooperação com diversas entidades como a UFC (Tramas, coordenado pela Profa Raquel Rigotto), FAFIDAM/EUCE (por meio do Grupo de Pesquisa do Movimento 21), UNB, ABRASCO, movimentos sociais, dentre outros.

A importância dos eventos se deve ao esforço de construção de alternativas no âmbito das pesquisas acadêmicas, na perspectivas de construção de novo paradigma que contribua com emancipação social, por meio de processos coletivos envolvendo o saber científico e popular, alicerçado em teorias críticas e processos metodológicos que envolvam as comunidades camponesas e movimentos sociais. 

Além disso pretende-se discutir experiências alternativas às comunidades camponesas, a exemplo da agroecologia, que pressupõe um novo modo de produzir, sem o uso de agrotóxicos e sem injustiça social, isto é, propõe uma ruptura à estrutura hegemônica atual. 

É nesse sentido que o evento Internacional Ecologia de Saberes, que contará com a presença de Boaventura de Sousa Santos, terá como produto a construção de um Dossiê Latinoamericano sobre os impactos dos agrotóxicos na Saúde. 
Do blog ApoDiário