ALTINO DIAS DE PAIVA, natural de Umarizal-RN, antigo povoado de Gavião, nascido a 18 junho de 1964, é filho de Emilio Dias de Oliveira e de Joana Dias de Paiva. Chegou em Apodi no dia 19/09/1942, vindo da comunidade de Gavião. Casou-se em 25/12/1954 com Anita Marinho. 

Foi o pioneiro da história do cinema em terras do guerreiro Itaú, instalando o CINE ODEON por volta do ano de 1965 em um prédio com sobrado encravado na Rua João Pessoa, tendo como Operador de audiovisual o competente Sr. Gabriel Leite de Amorim.

Iniciou sua vida profissional como sapateiro, auxiliando o seu genitor Emídio de Oliveira Dias. Nesse ofício, criou uma marca de calçados, instalando fábrica que passou a produzir em larga escala, cujos calçados eram vendidos nos estados vizinhos do Ceará e Paraíba, proporcionando empregos e gerando renda. Dinâmico e profícuo em sua trajetória de vida, enveredou pelo ramo da fabricação de móveis de ótima qualidade, nos itens guarda-roupas, cômodas, birôs, escrivaninhas, armários, salas de jantar etc. Como insigne alavancador do progresso apodiense, comprou terras aos filhos do fazendeiro Aristides Ferreira Pinto, no Sítio Soledade (Chapada do Apodi) local onde existe grande jazida de pedra calcária, passando a produzir a cal em escala comercial, tendo o estado de Pernambuco como principal comprador. Devido às suas propriedades especiais, a Cal assume, ao longo dos séculos, um papel extraordinariamente importante em múltiplas atividades, industriais ou não.

Para além das suas múltiplas aplicações na Construção Civil (caiação, formulação de argamassas de reboco e enchimento, estuques, etc.), as suas propriedades higroscópicas fazem da Cal Viva um agente desumidificador ambiente de reconhecida eficácia.

Na Agricultura, o seu efeito alcalinizante, fazendo subir o pH dos solos, promove a melhoria das trocas catiónicas, potenciando a eficácia dos adubos e micronutrientes em relação às culturas. Aposentou-se nesse último ramo comercial, passando a administração aos filhos, os quais tem dado relevante progressão à produção e comercialização.

Altino foi o primeiro proprietário de um grupo musical de Apodi, denominado de Explosivos, fundado em 1974. Primeiro Venerável da Loja Maçônica Vale do Apodi, contribuindo decisivamente para a construção do primeiro Templo Maçônico, fundado a 16 de outubro de 1982. É Pai do ex-prefeito e ex-vice-prefeito de Apodi, Evandro Marinho de Paiva .

Fontes: Marcos Pinto – historiador apodiense
Jotta Maria – Pesquisador do Portal Oeste News.
Publicada por Francisco Veríssimo