O que foi preservado da história antiga do Apodi, os registros dos principais fatos e acontecimentos ligados à sua formação política, administrativa e social, a sua gente e às suas lendas devemos em grande parte aos historiadores conterrâneos, Raimundo Ferreira da Mota e Manoel Antônio de Oliveira Coriolano.

Homens que se dedicaram às pesquisas sobre assuntos de interesse de sua terra, investigadores das coisas do nosso passado, deixaram em seus interessantes trabalhos sobre a Ribeira do Apodi, valiosos dados para o estudo de nossa história.

Através das referências de suas notas e observações, muitas das quais publicadas em revistas e almanaques, encontram-se os esclarecimentos relativos à sesmaria requerida pelos fundadores do Apodi, à criação e instalação da vila, da comarca e de outros eventos de significação na vida da comunidade.

As datas e os relatos mais importantes, os nomes dos primeiros colonizadores e administradores as organizações religiosas, políticas e administrativas, sociais e culturais que iam surgindo na terra, tudo isto, foi registrado pelos historiadores do Apodi.

Para a elaboração deste modesto trabalho, tivemos que buscar nas fontes dos seus escritos e de suas anotações, nos documentos já amarelecidos pela ação do tempo, os elementos necessários ao registro das ocorrências históricas de maior relevo.

Aos dois antigos cidadãos do Apodi, já falecidos nossa homenagem, acompanhada de nosso preito de gratidão e respeito, pelos relevantes serviços à preservação de nosso patrimônio histórico

Fonte: Apodi, Sua História - Válter de Brito Guerra