ALVANI DE FREITAS DIAS, natural de Apodi, nascida a 6 de dezembro de 1929, filha de Domingos de Freitas Dias e Adolfina Dias de Freitas. Após de estudar o Primário muitos anos depois da idade apropriada obteve o diploma do Logos II.

Mantinha em sua residência uma escola particular cujo objetivo principal era obter algum sustento para sua família.

Educadora modesta exerceu o magistério por 26 anos como professora primária na Escola Estadual Ferreira Pinto que em suas aulas costumava introduzir a oração e a entoação de hinos, também disciplinava seus alunos para o espírito de patriotismo, ensinando-lhe o Hino Nacional que era entoado diariamente. Foi outra mulher que se destacou como professora abnegada.

Seu nome ficará eternamente na memória do povo apodiense, primeiramente por um elevado número de bons alunos atuais e futuras gerações de estudantes, devido sua grande abnegação no magistério, e em segundo, por ser seu nome patrono da Escola Estadual e do CAIC de Apodi; como também de ser patrona da cadeira de nº 7 da Academia Apodiense de Letras, cujos confrade é seu irmão Alaires Dias de Freitas, o nosso velho conhecidíssimo Lalá. Faleceu em sua terra natal no dia 20 de novembro de 1993. 

Copiado do: Portal Oeste News
Pesquisa de: Francisco Veríssimo.