FRANCISCA MARCELINA TORRES, mais conhecida como Francisquinha de Chico Tonico, nasceu em 1917, no Sítio Córrego, filha de Francisca Marcelina de Oliveira e Roseno Torres. Alfabetizou-se no MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização. Casou-se com Francisco Jargim Torres (Chico Tonico) e com este formou uma prole de 15 filhos. Lançou-se muito jovem ao trabalho, iniciativa que lhe fez atuar, com garra e dedicação, em muitos ramos e profissões. 

Ao abrir vários estabelecimentos comerciais, dentre outros uma loja de tecidos e roupas, uma bodega, a Cigarreira central de Apodi e uma farmárcia homeopática, D. Francisquinha gerou dezenas de empregos para a comunidade apodiense. Sua botica, repleta de remédios naturais advindos da flora brasileira, abastecia boa parte da população. 

Aprendiz incansável, de tudo sabia um pouco artesã em palha, costureira, bordadeira, feirante, vendedora ambulante e empresária de grande porte imobiliário para os padrões de sua época. 

Mulher competente, corajosa e simples construiu muitas amizades no seio da comunidade apodiense. Com o seu espírito de solidariedade humana ajudou diversas pessoas carentes que batiam à sua porta. Não hesitavas em dar um prato de comida ao irmão faminto, por isso era considerada uma pessoa de grandeza imensa. Como Legionária de Maria, D. Francisquinha orou pelos enfermos, alegrou corações tristes, empreendeu ações importantes em prol da vida e da religião. Por fim, cumpriu, com sabedoria e nobreza, uma bela missão de mulher humanitária e religiosa. Partiu em 29 de dezembro de 2001. 

Fonte: Paisagens Femininas de Apodi - Vilmaci Viana