FESTIVAL VAI HOMENAGEAR O CINEMA: A ARTE DE RECICLAR IDEIAS

Foi lançado no último dia 19, a Oitava Edição do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - FESTUERN 2012, que esse ano tem como arte homenageada o Cinema, com a temática "Cinema: a arte de reciclar ideias". O Cimena foi eleito para esta edição do festival por ter enormes possibilidades criativas e remeter a vários universos artísticos, possibilitando, aos diretores e atores, uma fácil inserção do seu tema dentro da peça prosposta.

Desde a sua criação, em 2003, o FESTUERN vem se firmando no cenário cultural e socioeducativo como espaço de formação de plateia e de promoção da cultura, despertando o interesse pelos bens culturais indispensáveis ao exercício da cidadania. Representa um momento singular na construção do conhecimento da cidadania e de uma cultura de paz, o que implica no reconhecimento de direitos e deveres, possibilitando o debate do usufruto de bens materiais, simbólicos e culturais, como indispensáveis à formação da pessoa humana e à construção de uma sociedade de iguais na diferença.

Em sua oitava edição, o Festuern prestará homenagem à cineasta potiguar Jussara Queiroz, que dirigiu filmes premiados nacional e internacionalmente, além de ter atuado como roteirista e fotógrafa.

Jussara Queiroz - Referência no cinema de cunho social e político, a vida de Jussara Queiroz já foi tema do filme "O Voo Silenciado do Jucurutu", dirigido e escrito pelo jornalista e documentarista Paulo Laguardia. A cineasta nasceu em Jucurutu/RN e é graduada em Jornalista e Cinema pela Universidade Federal Fluminense, RJ. Teve sua carreira precocemente interrompida, por uma encefalite que a deixou com sequelas, sérias limitações físicas. Alguns de seus filmes mais conhecidos são: "Um Certo Meio Ambiente", "Um Caso de Vida ou Morte", "Fora da Ordem", "Acredito que o Mundo será Melhor", sendo o mais conhecido, o curta "Árvore de Marcação", que gerou um movimento liderado por jovens contra as injustiças sociais, na Paraíba. Foi premiada pela Organização Católica Internacional para o Cinema - Ocic. Em 2000, foi homenageada com uma retrospectiva de seus filmes no Festival de Cinema de Brasília e ganhou o Prêmio Cultural Diário de Natal.

O VIII FESTUERN tem o patrocínio da PETROBRAS, Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Câmara Cascudo), Prefeitura Municipal de Mossoró e TV Cabo Mossoró (TCM).


Programação 

O VIII FESTUERN acontece entre os dias 6 e 13 de maio, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado.

06/05 - Abertura Oficial (19h30)

07/05 - Menina do Anel de Lua e Estrela (Pendências); Bonita, o Amor de Lampião (Areia Branca); Fulô de Carrapicho (Mossoró); Revoltados (Maisa); Clube Químico (Mossoró).

08/05 - Pi-Pocos (Mossoró); A Riqueza do Lixo (Macau); O Casamento de Maria Feia (Mossoró); Às Avessas (Areia Branca); Antonio, meu Santos (Macau).

09/05 - O Sertão por Patativa (Pendências); O pequeno Reformador (Pendências); Sonho de Infância (Mossoró); Adão sem Eva (Mossoró); Quem Roubou o Meu futuro (Macaíba).

10/05 - Deslumbrante Viagem Doce (Mossoró); O Casamento da Onça com o Bode (Alto do Rodrigues); A comunidade do Arco-Íris (Mossoró); Eu, Tu, Eles, Revivendo a 7ª Arte no Sertão (Currais Novos); O Coronel Avarento (Assú).

11/05 - Uma Viagem aos Tempos Passados (Caraúbas); A Voz que Ecoou nos Ares (São Rafael); Com a Diva em seu Divã (Pau dos Ferros); A Botija dos Punhais (PAtu); A vida de Édipo (Mossoró).

12/05 - O Auto da Sera Santa (Martins); A Nordestina Rebelde (Patu); Deu a Louca na Vovozinha (Mossoró); O Canto da Sereia (Guamaré); O Bem Amado (Pendências).

13/05 - Encerramento - Grupo Zéletrônico (Mossoró)

Fonte: www.uern.br