FRANCISCA ECINEIDE DA SILVA, nasceu no dia 16 de Setembro de 1971, no Sítio Santa Cruz, Apodi RN, filha do casal Jose Antonio da Silva e Francisca Pinheiro Costa e Silva. É casada com Vagner Paulino de Sousa (Agente de Endemias) e mãe de Derek Vagner da Silva Sousa.

Estudou ensino fundamenta l I de 1979 a 1982 na escola Isolada de Soledade II sítio João Pedro (Chapada do Apodi). Ensino fundamental II de 1983 a 1986 foi na escola Municipal Lourdes Mota e de 1987 a 1991 estudou Ensino Médio (Curso Magistério) na Escola Estadual Professor Antonio Dantas.
Atuou nos movimentos Estudantis da cidade, presidiu os grêmios estudantis das Escolas Lourdes Mota e professor Antonio Dantas foi a primeira presidente do Conselho Municipal dos Direitos da mulher de Apodi (CMDMA). Atualmente preside o partido dos trabalhadores de Apodi – PT.
Recebeu graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) em Mossoró / RN em 14/02/1998 e seu trabalho de conclusão de curso – TCC- A VELHICE: Um privilégio ou um Descontentamento?.
Em 11/08/ 2008 concluiu especialização em nível de pós-graduação “ lato Sensu” em Psicopedagogia Institucional pela faculdade Atlântico em Aracaju / SE, com o trabalho de conclusão de curso – A EXCLUSÃO DO AFETO: Como violência doméstica afeta a aprendizagem da criança.


EXPERIENCIAS ACADÊMICAS
Foi bolsista do (PETCIS) Programa Especial de Treinamento em Ciências Sociais. UERN / CAPES (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte no período de Março de 1995 a Março de 1998, como bolsista do PETCIS escreveu as monografias:
O Olhar Antropológico e a Antropologia como Ciência, concluída em Março de 1995
A Associação dos pequenos produtores da comunidade de Água Fria ( Apodi – RN) : Uma análise de como os trabalhadores põem em prática o trabalho coletivo e sua representação sobre este, concluída em Março de 1996.
A qualificação e o uso da mão de obra familiar e assalariada na produção camponesa no assentamento de Catingueira / Baraúna – RN, concluída em Março de 1997.

EXPERIENCIA PROFISSIONAL
2000 - Primeira Assistente Administrativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi
2001 - Professora de Historia na Escola Integração Colégio e Curso e Professora de Redação e Historia Geral na Escola Estadual Professor Antônio Dantas
2009 - Membro do Conselho Gestor da Educação do Campo
 
FUNÇÃO ATUAL
Coordenadora Executiva da ONG Conselho de Desenvolvimento das Comunidades Reunidas do Município de Apodi /PDA Santa Cruz / Visão Mundial.
Funcionária Pública Municipal concursada ( Professora Especialista)

Biografia enviada por Ecineide Silva