Histórico
A Rádio Educativa Luta FM 88,5 de Apodi foi inaugurada oficialmente em 02 de fevereiro de 2007. Entretanto, suas transmissões experimentais foram iniciadas no dia 05 de novembro de 2006 e a transmissão oficial se deu no dia 02 de fevereiro de 2007.

Desde janeiro de 1996, a emissora que funcionava na freqüência 100,7 MHz, a primeira emissora a ser instalada no município de Apodi-RN. Com o caráter comunitário e democrático ela foi criada para a cultura, a noticia, a educação, a prestação de serviços, o entretenimento, a informação sadia e imparcial, a cidadania, enfim, tudo que trata dos interesses da comunidade de Apodi.

A Rádio Luta FM é uma concessão pertencente a Fundação Ulysses Guimarães, que tem como principal finalidade divulgar as informações, prestar serviços de utilidade pública e formar cidadãos. Sendo assim, a Educativa é diferente das rádios comerciais porquê:

* É público e tem como proposta ser um instrumento de comunicação, com uma programação plural e democrática, visando resgatar o sentimento de cidadania da população; e

* Direcionar sua programação com critérios de uma audiência segmentada, atendendo as necessidades de cada público.

O modelo básico da Rádio Luta FM é de informação e serviços. Como é uma emissora que fica no ar de 05 às 23 horas, inclusive nos fins de semana, a programação inclui especiais de cultura e jornalismo, preferencialmente, nos fins de semana. Mas, fatos importantes podem merecer destaques especiais, mesmo em dias úteis.

Portanto, divulgação cultural, especiais, jornalismo diversificado, pesquisa histórica, músicas, evangelização, esporte e educação são algo, mas que a Rádio Luta FM se permite apresentar pela disponibilidade de tempo pelo próprio perfil da emissora e do ouvinte.

A utilidade pública também tem espaço importante, com informações sobre eventos, dicas de saúde, meteorologia, condições das estradas, comunicado dos poderes constituídos e serviços em geral.

A Rádio Luta FM está no ar 19 horas por dia, de domingo a domingo, infamando, prestando serviço de utilidade pública, formando cidadãos divertindo os seus ouvintes através de muitas músicas.

A programação da Luta FM Educativa mescla música, cultura, educação e jornalismo

Música: diversificação da música brasileira de qualidade e procura difundir outros estilos, valorizando também o trabalho dos músicos de Apodi e região. Isso permite aos programadores elaborarem um repertório com grandes variedades de combinação de estilos, intérpretes e compositores.

Cultura: valoriza a cultura nacional em todos os seus aspectos com uma linha musical, destacando história de compositores, intérpretes e suas obras.

Educação: atende a temas relacionados ao cotidiano escolar, a mídia pode e a rádio é parceria da rede escolar no processo educacional, com o objetivo de ser mais um complemente no processo de aquisição de conhecimento.

Jornalismo: espaço destinado para a informação de interesse social, e prestação de serviços, com um jornalismo independente, a rádio Luta FM aborda assuntos, fazendo prevalecer de fato o interesse público, o compromisso em respeitar cada ouvinte como um cidadão.

A Rádio Luta FM de Apodi foi a primeira instalada na cidade, a primeira a ter seus equipamentos digitais, a primeira a ser transmitida via internet, a primeira a fazer cobertura esportiva na cidade e região Oeste do RN e deve ser a primeira em audiência e a mais querida da cidade.