O Projeto de Assentamento Milagre criado em 16 de setembro de 1997, situa-se na chapada do Apodi, distante 18 km da sede do município de Apodi. É uma comunidade formada por 31 famílias das quais 26 são assentadas formalmente, tendo 5 famílias agregadas. 

A comunidade possui boa infra-estrutura hídrica, energia elétrica, água encanada e residências razoáveis comparado a outras moradias da zona rural do município de Apodi. O assentamento possui ainda uma casa para beneficiamento de mel e um poço artesiano utilizado apenas para o abastecimento da agrovila. Existe ainda no assentamento duas caixas d’águas. A escola de 1º a 4º serie funciona no Centro Social construído com ajuda da Paróquia local. 

No campo produtivo, o assentamento tem como principais atividades a agropecuária, a cajucultura e a produção de sequeiro, principalmente o cultivo de algodão, milho, feijão e sorgo, sendo este último para a produção de suporte forrageiro; vale citar também a apicultura que agora terá, após a conclusão da casa do mel condições para se desenvolver. No entanto a instalação de Projetos de produção convencional de frutas irrigadas com o uso de grandes quantidades de insumos químicos tem preocupado as famílias. O Assentamento conta com Assessoria Técnica do Projeto Dom Helder Câmara  - PDHC em parceria com o Centro Terra Viva. 

Por Gonçalo Filho - engenheiro agrônomo
Tem mais informações sobre o PA Milagre? Mande pra gente tudodeapodi@hotmail.com.