O Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem Campo - Saberes da Terra conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC/SECAD/SETEC); Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério do Meio Ambiente (MMA). 

O Programa tem como objetivo ofertar escolarização em nível fundamental, na modalidade de EJA, integrada à qualificação profissional, além de promover a reintegração do jovem agricultor familiar, com idade entre 18 e 29 anos, residente no campo que não tenha concluído o ensino fundamental.

Organização das turmas

As turmas são compostas por 25 a 35 educandos e as aulas serão ministradas por três professores das três áreas de conhecimento e um educador da formação profissional. Além disso, é contratado um coordenador local, para cada dez turmas, que deverá: acompanhar as turmas, atualizar o cadastro dos educandos, participar das formações continuadas estaduais e locais, organizar reuniões de planejamento e viabilizar as questões administrativas do funcionamento das turmas junto a Secretaria de Educação.

A carga horária obrigatória mínima a ser ofertada pelo programa é de 2.400 horas. Destas, no mínimo 1.800 horas serão presenciais, correspondendo àquelas atividades pedagógicas do tempo-escola, e um mínimo de 600 horas serão não-presenciais, correspondendo ao tempo-comunidade.

Em Apodi existem 02 turma do ProJovem Campo Saberes da Terra. 01 no Sítio Córrego e outra no Sítio Santa Rosa.