TIBURCIO MARINHO DA COSTA, nasceu no dia 09 de março de 1960, no Sitio Carrilho zona rural de Apodi. Filho de Cassio Tiburcio da Costa e Zélia Morais Marinho da Costa, o primeiro de uma prole de dez todos vivos.

Iniciou a sua vida escolar na localidade de Apanha Peixe onde estudou até o 3º ano primário, depois se transferiu para o Distrito de São Geraldo em Caraúbas e posteriormente passou para o curso ginasial em 1972 na Escola Estadual Professor Antonio Dantas após aprovação no exame de admissão.

No ano de 1974 foi morar na casa de amigos em Fortaleza-Ceará, onde concluiu o então 1º grau na Escola Integrada Economista Nilson Holanda, pertencente ao município da capital cearense. Logo em seguida ingressou no 2º grau, no Colégio Estadual Professor Joaquim Nogueira também na capital cearense, vindo a concluir o curso profissionalizante de Técnico em Contabilidade.

Ainda em Fortaleza onde residiu por onze anos trabalhou no Departamento Estadual de Transito, e iniciou os primeiros passos no Rádio. Após ser aprovado no vestibular para o curso de Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, voltou a residir em Apodi onde trabalhou no período de 1985 a 1987 na Escola Municipal Lourdes Mota na função de Diretor, onde foi considerado um dos melhores que já passaram por aquela instituição de ensino. Paralelamente lecionou na Escola Antonio Dantas no curso de Auxiliar de Escritório, nas disciplinas de mecanografia e matemática financeira, foi professor de Educação Física além de atuar na Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana em Santa Rosa, lecionando nas disciplinas de matemática e geografia.

Durante doze anos atuou na ONG Visão Mundial, supervisionando projetos sociais em Apodi, e vários municípios do Rio Grande do Norte e Ceará onde criou o Projeto PDA Santa Cruz, projeto de grande alcance social atendendo várias famílias carentes da cidade e da zona rural de Apodi.

Em 1995 iniciou na administração pública no cargo de Secretário de Obras em cuja gestão, dentre outras realizações, foi construída a Praça Robson Lopes no centro da cidade.

Em 1997 assumiu a Secretaria de Obras e Urbanismo atuação marcada pela construção de estradas vicinais, praças, limpeza pública e sinalização de trânsito. No mesmo período, foi presidente da comissão municipal do PAPP conseguindo aprovar projetos de canalização de água, energia elétrica e desenvolvimento comunitário em várias comunidades rurais de Apodi.

Em 2000 foi eleito vice-prefeito acumulando a função de Secretário de Obras. Neste período teve inicio o projeto de urbanização da Lagoa do Apodi. No ano de 2004, foi eleito vereador, e ocupou os cargos de 1º secretário e vice-presidente da mesa diretora. É autor de projetos importantes destacando-se a meia entrada para professores em eventos no município de Apodi e a criação de cursinhos gratuitos para estudantes de baixa renda. Encampou a luta para construção do Fórum Municipal Desembargador Newton Pinto, sede da Justiça local e a construção da Promotoria de Justiça. Autor do projeto de lei que interioriza as sessões legislativas em comunidades rurais. Foi Secretário de Assistência Social, e criou o Centro de Referencia da Assistência Social – CRAS, especializado no acompanhamento à famílias em estado de vulnerabilidade. Implantou dez tele centros de informática em varias comunidades rurais, cursos profissionalizantes, etc. Após passar pela sub chefia de gabinete da Prefeitura de Apodi, voltou a exercer o cargo de Secretário de Urbanismo e Transportes em maio de 2011.

Fundou a Rádio Lagoa FM hoje em Soledade, e atualmente mantém no ar o Programa Em Dia com os Fatos já chegando a mais de dez anos sendo um dos programas de radio mais ouvido em todos os tempos. Durante muito tempo escreveu coluna no Jornal o Vale do Apodi, comentando vários assuntos. Tiburcio é Pai de 03 filhos, Marinho Neto, graduado em Direito, Maysa Mayara concluinte do curso de Odontologia e Marcos Ewerton pré-vestibulando, é divorciado e está concluindo o curso de Direito. Atualmente apresenta o Programa "Em Dia com os Fatos" na Rádio Vale do Apodi.