FRANCISCO ELMO ALVES TÔRRES, nasceu em Apodi-RN em 15 de setembro de1973, filho de Euclides Pereira Tôrres e Maria da Conceição Alves. Antes de estudar em escolas públicas, estudou com a professora Lindaura Silva, aonde veio a aprender a ler e escrever antes do ingresso nas séries convencionais. Estudou na Escola Ferreira em 1981 e 1982, já em 1983 estudou na Escola Gerson Lopes, ficando até 1985 no ano de 1986 passou a estudar na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, foi nessa escola que começou a se interessar por História, graças aos professores: Francisca Viana dos Santos (Nêga de Otacílio), Antonio Coriolano (Totonho de Mundico) e Max Weden Pinto Diógenes (Max de Zé Vandilson), ainda na Escola Estadual Professor Antonio Dantas fez parte do Grêmio Lítero Estudantil Padre Pedro Neefs como secretário em 1991 conclui o Curso de Auxiliar de Escritório e no mesmo ano passa no Vestibular de História da UERN. Ingressou paralelamente na Ordem DeMolay de Apodi, exerceu na Ordem DeMolay a função de Escrivão e Orador até se tornar Membro do Conselho Consultivo do Capítulo Príncipe Vale do Apodi.

O interesse pelos estudos foi ratificado pelo papel preponderante de sua mãe que realizava comumente em sua residência a leitura de Clássicos dos Irmãos Grim, Charles Perrault, Hans Christian Andersen, Jean de La Fontaine, entre outros fabulistas, e, diga-se de passagem, vários Contos da Carochinha, onde na oportunidade a casa de sua mãe ficava repleta de crianças e adultos para escutar a leitura de tantas estórias contadas por sua mãe.

Hoje Licenciado em História pela UERN desde 1996, e É Pós-Graduado em Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil e Ensino Fundamental, pela Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ e ainda possui um curso de Cristianismo Primitivo – SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Natal-RN, 1998). Participou do curso FORMAGESTE e ALVORADA da Secretaria de Educação Cultura e Desporto do Estado do Rio Grande do Norte - SECD, como também dos PCNs Meio Ambiente da Secretaria de Educação e Cultura do Município de Apodi.

É professor efetivo do quadro do Cursinho Pré-Vestibular – CNSC, desde 1999 onde em algumas oportunidades fez um trabalho filantrópico em parceria com a PMA - Projeto Universidade Para Todos.

Em 2005 recebeu a Comenda de melhor educador do município de Apodi, premiação feita pelo Grêmio Lítero Estudantil Padre Pedro Neefs e CEADDE.

Lecionou do ano de 1995 ao ano 2000 no Colégio Nossa Senhora da Conceição de Apodi e leciona atualmente na Escola Estadual Professor Antonio Dantas desde ano de 2000 e na Escola Municipal Professora Lourdes Mota desde 2001. Em Janeiro de 2009 foi nomeado Coordenador Administrativo do Núcleo Avançado de Educação Superior de Apodi – NAESA, aonde exerce a função junto a Secretaria de Educação do Município de Apodi, referendada pela Prefeitura Municipal de Apodi -PMA e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte –UERN.

Atualmente Elmo Alves ocupa o cargo de Secretário Municipal de Educação e Cultura do município de Apodi. 

Fonte: Professor Francisco Elmo Alves Tôrres

Twitter: @elmoapodi
Orkut: Prof.: Elmo Alves Tôrres [BFR]
Orkut: Prof.: Elmo Alves Tôrres 2
Facebook: Elmo Alves Torres