RAIMUNDO NONATO FERREIRA DA MOTA, nasceu na Fazenda Santa Cruz, do município de Apodi- RN, no dia 30 de junho de 1866. Segundo filho do casal José da Mota Ferreira Zuza e Emília Anacildes Fernandes Bonavides. Casou-se com Francisca Praxedes Fernandes Mota. Desse casamento nasceram treze filhos.

Aos sete anos de idade iniciou seus estudos, freqüentando a escola particular de seu parente Luis Antônio Fernandes.

Em abril de 1878 seguiu em companhia dos seus pais para Pernambuco, onde desejava aprimorar seus conhecimentos. Ali chegando, passou a residir na vila de Ipojuca, ocasião em que começou a freqüentar escolas públicas, estudando português, história, geografia e aritmética, adquirindo bons conhecimentos dessas matérias. revelando grande inteligência. Preparava-se Nonato Mota para prestar exame em Recife, a fim de ingressar em cursos mais elevados. A caminho daquela cidade, foi acometido de moléstia que o prostrou ao leito por vários meses, retirando-lhe todas esperanças, obrigado que foi a retornar a sua terra natal, a conselho médico, aqui chegando em fins de 1882. foi político militante em Apodi, formando ao lado do partido liberal, do qual foi um dos organizadores.

Escreveu interessante trabalho sobre a história do município, intitulado “Notas sobre a Ribeira do Apodi” em que se acham relacionados fatos e acontecimentos do passado, informações, transcrição de documentos, sendo bastante útil para estudos, conforme refere o escritor Raimundo Nonato da Silva. Nonato Mota faleceu no dia 04 de junho de 1936

Fonte: Apodi, sua história. Válter de Brito Guerra.