Na se­ma­na de eman­ci­pa­ção po­lí­ti­ca de Apodi a Es­co­la Ze­nil­da Gama lança o Pro­je­to Me­mó­ria Viva de Apodi.

Nesse pri­mei­ro mo­men­to, o gran­de ho­me­na­gea­do é Fran­cis­co Paulo Frei­re, mais co­nhe­ci­do com Chico Paulo, com mais de oito dé­ca­das de vida, Chico Paulo não perde o bom humor na sua jor­na­da de vida, seus ca­be­los bran­cos mos­tram e des­cre­ve o gran­de homem. Desde sua in­fân­cia sem­pre tra­ba­lho no campo para con­se­guir seus ob­je­ti­vos. Dessa forma, pas­sou a ser visto como uma ver­da­dei­ra lição de vida para todos que es­ti­ve­ram sem­pre pre­sen­te em sua vida.

Du­ran­te o lan­ça­men­to do pro­je­to, os pre­sen­tes ao au­di­tó­rio da Casa da Cul­tu­ra, o ova­cio­na­ram, dei­xan­do evi­den­te a sua po­pu­la­ri­da­de e a gran­de lição de vida que sem­pre pro­por­cio­nou aos que con­vi­ve­ram com ele. "Chico Paulo está sendo lem­bra­do pelos coor­de­na­do­res e jo­vens da ins­ti­tui­ção de en­si­no Ze­nil­da Gama, que estão rea­li­zan­do o Pro­je­to Me­mó­ria Viva de Apodi como um dos prin­ci­pais nomes da his­to­ria viva de nossa ci­da­de", disse o pro­fes­sor Fla­via­no Mon­tei­ro que par­ti­ci­pou do even­to rea­li­za­do ontem du­ran­te a festa pelos 176 de eman­ci­pa­ção po­lí­ti­ca de Apodi.

O even­to é rea­li­za­do por pro­fes­so­res, alu­nos e fun­cio­ná­rios da Es­co­la Es­ta­dual Ze­nil­da Gama. "Nosso ob­je­ti­vo é res­ga­tar a his­tó­ria viva de nossa que­ri­da terra e nada me­lhor co­me­çar­mos com este gran­de homem, como, o se­nhor Chico Paulo. Para que nos­sas crian­ças pos­sam co­nhe­cer me­lhor sua his­tó­ria atra­vés dos de­poi­men­tos da sua fa­mí­lia e ami­gos", des­ta­ca uma das coor­de­na­do­ras do pro­je­to, pro­fes­so­ra Ges­sio­ne Mo­rais.

Cerca de 250 pes­soas lo­ta­ram as de­pen­dên­cias do au­di­tó­rio da Casa de Cul­tu­ra, além das mais de 300 ou­tras, que não con­se­gui­ram en­trar.

De acor­do com Ges­sio­ne Mo­rais, este ano vão ser en­tre­vis­ta­das den­tro do pro­je­to, mas 10 pes­soas com vasta ex­pe­riên­cia Apodi. "Vamos en­tre­vis­tas mais 10 pes­soas sobre nossa ci­da­de. O pri­mei­ro foi Chico Paulo, mas te­re­mos ainda, Al­ti­no de Paiva Dias; Alaí­de de Frei­tas, mas co­nhe­ci­do por "Véi Lalá", logo em se­gui­da vem o pai da pre­fei­ta de Apodi, Ca­bo­clo de Manú, entre ou­tros que ainda es­ta­mos agen­dan­do", acres­cen­ta.

Fla­via­no Mon­tei­ro disse que aque­les que es­ti­ve­ram pre­sen­tes ao even­to ti­ve­ram a opor­tu­ni­da­de de ver a emo­ção de Chico Paulo e seus fa­mi­lia­res com esta ho­me­na­gem, que na ver­da­de trata do res­ga­te da his­tó­ria de su­pe­ra­ção, di­fi­cul­da­des en­fren­ta­das por ele, porém com muita garra e de­ter­mi­na­ção. Nós apo­dien­ses é que agra­de­ce­mos tudo que a fa­mí­lia Frei­re fez por nossa que­ri­da Apodi. Pela forma digna com ele vem con­du­zin­do sua fa­mí­lia. Tra­ba­lhan­do sem­pre de forma ho­nes­ta, para que todos os seus fa­mi­lia­res pu­des­sem che­gar até aqui de ma­nei­ra digna. Não po­de­mos es­que­cer ja­mais nos­sas raí­zes" disse Fla­via­no Mon­tei­ro um dos prin­ci­pais res­pon­sá­veis por essa ho­me­na­gem ao Chico Paulo.

Fa­bia­no Souza

fontes texto correio da tarde
fotos apodiario
Copiado do blog Trapiá Apodi.