No ano de 1995 a apicultura na região de Apodi começou a ser difundida, pois antes o que existia eram pequenas criações rústicas, de alguns apicultores que não tinham noção das técnicas de melhoramento de produção. Partindo da necessidade de buscar conhecimentos adequados para difundir a apicultura na região, alguns apicultores se organizaram e fundaram a Associação Apodiense de Apicultura- ASSAAP, que surgiu com o objetivo de aglutinar esses apicultores no sentido de buscar melhorias e novos conhecimentos para a Apicultura.

A partir dessa organização o grupo obteve um aumento significativo na produção, passando a ter um novo desafio pela frente, o de fundar uma cooperativa para trabalhar a comercialização desse produto, foi dentro desse universo de batalhas e conquistas que no dia 03 de abril e 2004 nasceu a Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável – COOPAPI, composta inicialmente por 22 cooperados. Tinha como objetivo comercializar mel, derivados apícolas e produtos da Agricultura Familiar, como também incentivar na capacitação tecnológica dos cooperados, visando uma melhoria no manejo e uma agregação de valor aos produtos apícolas da região.

A COOPAPI conta atualmente com 206 cooperados , tem trabalho com 22 associações e em 16 casas de mel. A mesma vem desenvolvendo um trabalho que tem o objetivo de fortalecer ainda mais o cooperativismo através das várias ações junta com alguns parceiros, como apoiar a comercialização dos produtos dos cooperados. Para que este apoio seja mais efetivo, a COOPAPI criou os departamento da Apicultura, Cajucultura, Grãos(arroz e feijão), Artesanato e Educação. Todas essas ações refletem no crescimento que a COOPAPI tem alavancados nesses últimos anos de trabalho.

Diretoria Atual 
Mandato de abril de 2010 a março 2013. 

- Fátima de Lima Torres (Apodi) - Presidente
- Benedito Ferreira da S. Sobrinho (Severiano Melo) - Vice-presidente
- Antonio Ismael de Sousa Costa - 1º tesoureiro
- Antonia Zilma da Silva - 2ª tesoureira
- Antonio Caubí Marcolino Torres (Apodi) - 1º Secretário
- Wanessa da Costa Rebouças Libânio (Apodi) - 2º Secretária

Mais informações:
(84) 3333-9582
e-mail: coopapirn@hotmail.com